Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16718
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Representações sociais de mulheres de três gerações sobre práticas de amamentação |
Other Titles: | Texto & Contexto - Enfermagem |
Authors: | Moreira, Michelle Araújo Nascimento, Enilda Rosendo do Paiva, Mirian Santos |
metadata.dc.creator: | Moreira, Michelle Araújo Nascimento, Enilda Rosendo do Paiva, Mirian Santos |
Abstract: | A amamentação é uma prática que envolve relação de ensino e aprendizado entre gerações. Portanto, as mulheres que a experienciam necessitam de modelos que advém das suas mães e/ou avós maternas. Para tanto, tivemos como objetivos apreender as representações sociais sobre amamentação de mulheres da mesma família e de três gerações distintas e identificar continuidades e descontinuidades nas práticas e representações relacionadas ao fenômeno e a atuação da enfermagem nesse processo. Estudo qualitativo centrado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em um hospital de Itabuna-Bahia. A amostra constituiu-se de 21 mulheres. A coleta dos dados ocorreu entre outubro/2009 e julho/2010. Evidenciamos que as representações transitam entre uma percepção positiva e/ou negativa, que o processo ensino-aprendizagem é conduzido na intergeracionalidade, especialmente pelas enfermeiras, observação e mídia e que o cuidado do bebê define-se pela alimentação, corpo, saúde e afetos. Concluímos que é necessário compreender as representações na perspectiva geracional e individual. |
Keywords: | Breastfeeding Family Generation Woman Nursing |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16718 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michelle Araújo Moreira.pdf | 183,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.