Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16420
Tipo: Dissertação
Título: Os tablets chegaram: as tecnologias móveis em escolas de Salvador/Bahia
Autor(es): Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Autor(es): Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Abstract: Os avanços e investimentos no campo tecnológico têm oportunizado, talvez pela primeira vez na história, que uma geração acompanhe de perto as meteóricas transformações e presencie o surgimento de aparelhos cada vez mais sofisticados, num curto espaço de tempo. Tem sido assim com o processo de criação das tecnologias móveis, cada vez mais modernas, minúsculas e potentes, cujas mudanças variam desde o tamanho até as interfaces, perpassando pela incorporação de sistemas operacionais, que possibilitam o uso de diversos aplicativos. Logo, é de suma importância o desenvolvimento de projetos nas escolas, a fim de se experimentar as potencialidades e possibilidades que as tecnologias móveis oferecem e, na tentativa de acompanhar as rápidas transformações oriundas do desenvolvimento tecnológico, sobretudo no tocante à mobilidade, há intenções governamentais materializadas no investimento em programas que visam ao uso dessas tecnologias nos espaços escolares. Diante disso, essa pesquisa investigou “de que maneira foi desencadeado o projeto 'Tecnologias Móveis: inserção dos tablets na educação' em escolas de Salvador”. Para isso, delineou-se a metodologia com abordagem qualitativa, em que a etnopesquisa serviu como inspiração. Percebeu-se que o mencionado projeto sofreu modificações ao longo do percurso, tanto no que diz respeito à operacionalização, como jogos de poder e conflitos de interesse por parte dos órgãos e, em tempo, desconsiderou-se a necessidade do investimento em infraestrutura adequada.
ABSTRACTS Advances and investments in technological fields have oportunizado, perhaps for the first time in history, a generation that follow closely the meteoric Witness transformations and the emergence of increasingly sophisticated devices, in a short time. It has been so with the creation process of the increasingly modern, sensitive and powerful, mobile technologies whose size range from changes to the interfaces, passing through the incorporation of operating systems, which enable the use of various applications. Therefore, it is of paramount importance to develop projects in schools, in order to experience the potential and possibilities that mobile technologies offer and trying to keep up with rapid changes arising from technological development, especially in relation to mobility, there materialized government intentions investment in programs aimed at the use of mobile technologies in school spaces. Therefore, this research investigates "whose manner was initiated the project 'Mobile Technologies insertion of tablets in education'? Schools in Salvador." For this, outlined the methodology with qualitative approach, in which the etnopesquisa served as inspiration. It was realized that the project was modified along the way, both with regard to the operation, as power games and conflicts of interest by the agencies, and time, dismissed the need of investment in appropriate infrastructure.
Palavras-chave: Inovações educacionais
Sistema de comunicação móvel
Tecnologia educacional
Políticas públicas
Cibercultura
Tecnologias móveis
Tablets
Mobile technologies
Public policy
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16420
Data do documento: 16-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
handhersondamasceno_dissertacao.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.