Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16045
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O erro no processo ensino-aprendizagem de ciências no nível fundamental
Autor : Costa, Conceição Sousa
metadata.dc.creator: Costa, Conceição Sousa
Resumen : Esta pesquisa objetivou analisar a situação do erro no processo de ensino-aprendizagem, a partir das concepções de professores de ciências do nível fundamental, e teve como fundamentação as epistemologias de Gaston Bachelard e de Jean Piaget. Adotou-se, neste trabalho, uma concepção de erro baseada nestas duas epistemologias, as quais têm um sentido de crescimento cognitivo, logrando, respectivamente, tanto o progresso da ciência quanto do intelecto humano. Na pesquisa, foi utilizado o método hermenêutico – interpretativo para a apropriação dos referenciais teóricos e uma metodologia de abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados. Apesar de nossos referenciais teóricos não apresentarem nenhum estudo que trate, especificamente, do tema desta pesquisa, para servir de orientação na apresentação e discussão dos resultados encontrados, estes foram interpretados e analisados com base nestes referenciais, direcionando-se a discussão para o ensino de ciências. Ao final do trabalho, pudemos concluir que os professores, ao mesmo tempo em que compreendem a importância do erro no processo de construção de conhecimento pelo educando, permanecem atuando de forma tradicional, tratando o erro como um entrave ao desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, apontando para a necessidade de se repensar a formação dos professores de ciências do nível fundamental, no sentido de um maior conhecimento sobre a ciência, seus processos de produção, validação e socialização, entre os quais o seu ensino.
Palabras clave : Erro de aprendizagem
Construção do conhecimento
Epistemologia bachelardiana
Epistemologia piagetiana
Ensino de Ciências
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16045
Fecha de publicación : 11-sep-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Conceição Sousa Costa.pdf644,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.