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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15832
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A dança como proposta para ressignificação: o ganho cognitivo no despertar do corpo consciente |
Autor : | Menezes, Camila de Almeida |
metadata.dc.creator: | Menezes, Camila de Almeida |
Resumen : | Trata-se de estudo acerca da dança como proposta para a ressignificação de adolescentes infratores alojados nas casas de acolhimento de Salvador – FUNDAC (CASE e Cia). Devemos pensar na tessitura da pesquisa engajando a dança como condição propulsora para um desenvolvimento cognitivo mais consciente para os menores infratores sob a luz do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Iniciaremos com a evolução histórica no tratamento da criança e adolescente frente à realidade das entidades de acolhimento. Analisa-se a legislação Brasileira relativa à infância e a adolescência e os aparatos legais na construção histórica da percepção do menor como condição de pessoa em desenvolvimento, possuidora de necessidades especiais, como também, o conceito, espécies e a aplicação das medidas socioeducativas, e por fim, a consideração da dança como um efeito potencializador no processo de ressignificação – autoconhecimento, ensejando uma experiência motriz para ganho de conhecimento no trato da vivência cognitiva, repercutindo na condição de reingresso na sociedade com o despertar do corpo que dança. |
Palabras clave : | Estatuto da criança e adolescente Medidas socioeducativas Dança Cognição Ressignificação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGDANCA-UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Dança |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15832 |
Fecha de publicación : | 8-sep-2014 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGDANCA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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