Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15812
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Licenciatura em Química da UNEB: aspectos do currículo que facilitam ou dificultam o percurso discente |
Autor(es): | Varjão, Tatiana do Amaral |
Autor(es): | Varjão, Tatiana do Amaral |
Abstract: | Este trabalho constitui-se em um estudo analítico-descritivo sobre o curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado da Bahia, com o foco no processo de instituição do atual currículo e nos fatores que lhe dão identidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo discente, depoimentos de docentes e de análise documental. Neste processo, foi resgatada a historia do curso, desde a sua criação, em 1971, do que denominamos seu núcleo gerador – habilitação Química Aplicada do Curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2o Grau – até o currículo atual, resultado da reformulação curricular do curso criado em 1998. A pesquisa mostrou que o principal alicerce dessa reformulação encontra-se nos componentes curriculares que compõem a dimensão prática e no componente Evolução das Ciências e Pressupostos Filosóficos para o Ensino de Química. No processo investigativo, identificamos que o aspecto apontado como o mais positivo do curso, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, é a qualidade das relações inter-pessoais, com destaque para a relação docente-discente, e o ambiente acadêmico que se estabelece em conseqüência dessas relações. As dificuldades apontadas como as que mais interferem negativamente no percurso do corpo discente são o impacto das disciplinas dos primeiros semestres, principalmente as de conteúdo específico de Química, e o processo de avaliação de aprendizagem. Estes aspectos foram discutidos, reconhecendo-se a importância das questões epistemológicas e pedagógicas no ensino de Química e na formação do professor de Química. Apesar de nosso trabalho apontar para a necessidade de continuidade do estudo aqui iniciado, alguns elementos curriculares foram sugeridos para implementação, a curto prazo, visando a superação de alguns obstáculos presentes no atual currículo. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Formação de professor Currículo |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15812 |
Data do documento: | 8-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiana do Amaral Varjão.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.