Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15744
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hábitos alimentares regionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar: um estudo qualitativo em um município do sertão da Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista de Nutrição
Autor(es): Paiva, Janaína Braga de
Freitas, Maria do Carmo Soares de
Santos, Lígia Amparo da Silva
Autor(es): Paiva, Janaína Braga de
Freitas, Maria do Carmo Soares de
Santos, Lígia Amparo da Silva
Abstract: OBJETIVO: O estudo, de abordagem qualitativa, buscou interpretar os significados do termo "hábitos alimentares regionais" e as acepções acerca do respeito a esses hábitos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. MÉTODOS: A produção dos dados deu-se por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos nesse programa em um município do sertão baiano. RESULTADOS: Os resultados e a discussão abordaram as acepções relacionadas a esses hábitos e as justificativas da importância de respeitá-los. Estas acepções expressaram-se de forma polissêmica, suscitando temáticas como tradições alimentares, alimentação saudável, racionalidade técnica e êmica, aceitabilidade da alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. CONCLUSÃO: Verificou-se carência de conceitos acerca do tema no âmbito científico-acadêmico e que está implícita na instância do programa uma correlação de forças que visam à conformação de novos hábitos alimentares sob a égide da alimentação saudável e a preservação do que se convenciona chamar de hábitos alimentares regionais.
Palavras-chave: Alimentação escolar
Hábitos alimentares
Políticas públicas
Segurança alimentar e nutricional
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15744
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.