Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15260
Tipo: Dissertação
Título: Ângulo de fase e marcadores tradicionais do estado nutricional em doentes renais crônicos antes e após a hemodiálise
Autor(es): Pimentel, Lincon Ribeiro
Autor(es): Pimentel, Lincon Ribeiro
Abstract: Introdução: Na prática clínica são muitos os métodos utilizados na avaliação de pacientes em hemodiálise(HD),a maioria com limitações. A antropometria e a bioimpedância elétrica (BIA) são métodos validados em HD, porém as alterações hidroeletrolíticas podem reduzir a acurácia dos mesmos. O ângulo de fase, uma variável da BIA, vem se destacando como importante indicador prognóstico, mas sua relação com marcadores nutricionais é controversa. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a existência de correlação e concordância entre o ângulo de fase padronizado (AFP) e marcadores tradicionais do estado nutricional (EN) em indivíduos renais crônicos, antes e após o tratamento dialítico. Métodos: Estudo transversal, com 57 pacientes em HD, de ambos os sexos. Os participantes realizaram avaliação antropométrica (Índice de Massa Corporal – IMC e Circunferência Muscular do Braço - CMB), avaliação pela BIA (Percentual de Massa Celular Corporal - %MCC e AF) e avaliação da força do aperto de mão (FAM), antes e após a HD. Foram realizadas análises descritivas, teste T de student, correlação de Pearson e concordância a partir do coeficiente Kappa.Resultados:Não houve diferença estatisticamente significante para asvariáveis CMB, FAM e %MCCquando avaliada a diferença de média dos parâmetros nutricionais pré e pós-diálise. O percentual de pacientes desnutridos variou de 21,1% a 38,6% no período pré-diálise e de 17,5% a 47,5% no período pós-diálise, sem diferença estatisticamente significante entre os períodos. A correlação entre oAFP e os marcadores tradicionais do EN(IMC, CMB FAM e %MCC) no período pré-diálise foi positiva e fraca. No período pós-diálise a %MCC foi a única variável que não teve correlação estatisticamente significante. A análise de concordância pelo coeficiente Kappa entre o AFP e demais marcadores, no período pré-diálise, mostrou concordâncias pobres ou fracas e no período pós-diálise houve discordância com a %MCC e concordância moderada com a FAM. As perdas hídricas não influenciaram as relações do AFP. Conclusão: O AFP teve fracas correlações com os marcadores tradicionais do EM e moderada concordância com a FAM. Dessa forma, este estudo conclui que o AFP parece não ser um bom marcador do EN em pacientes em HD.
Palavras-chave: Ângulo de fase
Antropometria
Bioimpedância
Dinamometria
Hemodiálise
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15260
Data do documento: 22-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Lincon Ribeiro Pimentel.pdf534,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.