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Tipo: Tese
Título: Ação educativa, gestão e prática: implicações para mudanças no Modelo de Atenção à Saúde.
Autor(es): Fontoura, Marília Santos
Autor(es): Fontoura, Marília Santos
Abstract: Para refletir sobre as possíveis implicações que as ações educativas e político-gerenciais têm nas possibilidades de mudanças nas práticas de profissionais de saúde que atuam ao nível da atenção básica no Programa de Saúde da Família (PSF), este projeto procurou, inicialmente, contextualizar, num plano geral, o processo de mudança da Saúde em curso no Brasil desde os anos 80 e, num plano mais específico, buscou caracterizar o PSF enquanto problemática. Considerou como problema as possibilidades e limites dos processos educativos para contribuir com as mudanças no perfil de práticas de profissionais de saúde, bem como as implicações da gestão municipal para a efetivação das mudanças na organização das ações e práticas de saúde. Como objetivo geral, buscou analisar as relações entre o processo educativo e o processo de trabalho de médicos e enfermeiros do PSF no contexto da gestão do sistema de saúde de um município do Estado da Bahia em 2006. E, como objetivos específicos, buscou: caracterizar o processo de planejamento, organização e execução das práticas dos médicos e enfermeiros das equipes do PSF; identificar e analisar possíveis determinantes das mudanças nas práticas desses sujeitos relacionados à sua formação/re-qualificação profissional, aqueles relacionados ao desenvolvimento da própria prática e os que se relacionam com a gestão dos serviços e práticas de saúde; identificar a influência do processo educativo de médicos e enfermeiros do PSF na mudança no conteúdo, na forma de organização e nas relações estabelecidas no âmbito das práticas da equipe de saúde; discutir como a gestão do sistema de saúde municipal e/ou os processos de gestão intermediários podem favorecer ou dificultar as mudanças nas práticas dos profissionais da equipe do PSF. Foi adotado, como abordagem metodológica, o estudo de caso. Como técnicas para produção de dados, foram utilizadas a observação, entrevistas semi-estruturadas e, de forma complementar, a análise documental. Os resultados evidenciaram uma relação positiva entre a mudança do perfil dos profissionais estudados, e o processo educativo, centrado no trabalho, vivenciado. Apesar do fortalecimento e implementação de práticas inovadoras, outras evidências demonstram que, além de investimentos na qualificação dos profissionais, faz-se necessário maiores investimentos da gestão da organização e estruturação dos serviços e uma maior atenção às reações no âmbito do trabalho vivo, visto que os aspectos relacionais, ao lado dos aspectos político-estruturais podem favorecer ou dificultar as possibilidades de mudanças nas práticas ou no modelo de atenção em sua totalidade.
To reflect about the possible implications that the educative actions and the politician-management actions have regarding the changes possibilities in the professionals' health practices that act to the level of the basic attention in the Family Health Program (PSF), this project searched, initially, to contextualize, in a general plan, the Health change process in course in Brazil since the 80’ and, in a more specific plan, sought to characterize the PSF as a problematic. It considered as problem the possibilities and limits of the educational processes to contribute with the changes in the professionals practices profile of health as well as the implications of municipal administration for the implementation of changes in the health actions and practices organization. As general objective, it looked for analyze the relations between the educative process and the doctors and nurses of the PSF working process in the context of the health system management of a city of the State of Bahia in 2006. And as specific goals: to characterize the planning, organization and execution process of the practices of the doctors and nurses of the teams of PSF; to identify / to analyze possible determinates of the changes in the practices of these subjects related to its professional formation / re-qualification, those related to the development of the practice itself and the ones that have relation with the health services and practices management; to identify the doctors and nurses of the PSF educational process influence in the change of content, in the organization form and in the relations established in the scope of the practices of the health team; to argue as the municipal health system management and/or the management intermediate processes can favor or make it difficult the changes in the practices of the PSF professionals’ team practices. It was adopted as methodological approach a case study format. As technical for data production, had been used the observation, half-structuralized interviews and, as complementary, the documentary analysis. The results evidenced a positive relation between profile change of the studied professionals, and the educational process, centered at work. Besides the invigoration and implementation of innovative practices, other evidences demonstrate that, besides investments in the professionals' qualification, organization administration larger necessary investments is done and services structuring and a larger attention the reactions in the scope of the alive work, since the relational aspects beside the structural political aspects can favor or to complicate the changes possibilities in the practices or in the attention model in its totality.
Palavras-chave: Educação e Trabalho
Recursos Humanos em Saúde
Saúde da Família
Processo de Trabalho em Saúde
Education and Work
Human Resources Health
Family Health
Health Work Process
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15222
Data do documento: 16-Jul-2014
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