Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15157
Tipo: Tese
Título: Análise da geração de resíduos da construção civil da cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Pimentel, Ubiratan Henrique Oliveira
Autor(es): Pimentel, Ubiratan Henrique Oliveira
Abstract: Os resíduos provenientes da indústria da construção civil têm crescido visivelmente, em todo o mundo, não sendo diferente na cidade de João Pessoa, capital do estado da paraíba. Tal fato constitui uma grave problemática ao setor da construção civil, aos órgãos fiscalizadores, à população e ao meio ambiente. Ocorre que, os resíduos poderiam ser reutilizados ou reciclados nos próprios canteiros de obras das construções onde são gerados, e o seu correto gerenciamento minimizaria a sua saída, contribuindo para a redução da degradação do meio ambiente e, consequentemente, reduzindo o consumo de matérias primas naturais, muitas delas insubstituíveis. Neste trabalho, apresenta-se os resultados de uma investigação sobre a geração dos Resíduos da Construção Civil (RCC) da classe A originados na cidade de em João Pessoa, analisando as áreas de construção executadas entre os anos de 2000 à 2010, identificando os bairros que mais cresceram nos aspectos populacionais e habitacionais, bem como a massa dos RCC por eles gerados na cidade. O objetivo é estimar a quantidade de RCC em João Pessoa, analisando o volume gerado, seu destino desde sua fonte de geração à USIBEN (Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção e Demolição) e, ainda, a diferença entre a quantidade gerada e a que chega até a USIBEN, estimando-se à fração de deposições irregulares. O estudo estimou uma relação de 0,06 m3/m2 de área construída e 60,4 kg/m2 de área construída. Do volume estimado de RCC apenas 57,8 % está sendo direcionado à USIBEN. Foi detectado diversos pontos de deposição irregular de RCC na cidade de João Pessoa, sendo os cinco maiores analisados quanto à distância dos bairros de maior geração comparativamente à distância à USIBEN.
Palavras-chave: Resíduos da Construção Civil (RCC)
Geração de RCC
Deposição Irregular
CNPq: Arquitetura e Urbanismo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação de arquitetura e urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15157
Data do documento: 8-Jul-2014
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UBIRATAN - TESE - Análise da Geração de Resíduos da Construção Civil da Cidade de João Pessoa-PB.pdf9,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.