Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14568
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias móveis na educação: relações de professores com o smartphone
Autor(es): Silva, Ana Elisa Drummond Celestino
Autor(es): Silva, Ana Elisa Drummond Celestino
Abstract: As tecnologias móveis, em especial os smartphones, são responsáveis pela atual dinâmica da internet, na qual os processos de comunicação tornam-se mais ágeis e as produções e o compartilhamento de informações e conhecimentos mais amplos e coletivos. Tais possibilidades resultam da mobilidade e da conexão constantes, que transformam as práticas sociais e educacionais e alteram a maneira de as pessoas se relacionarem, ensinarem e aprenderem, viabilizando formas de pensar e agir no mundo. O problema da pesquisa é como os professores que atuam no Núcleo de Tecnologia Educacional 17 (NTE 17) vivenciam a atual dinâmica do ciberespaço, em que há constante comunicação, troca de mensagens, acesso à internet, registro de fotos, produção de vídeos, compartilhamento de produções. A dissertação tem como objetivo analisar as possibilidades de comunicação, interação e compartilhamento de informações e conhecimentos produzidos, por meio do smartphone, por um grupo de professores da rede municipal de Salvador. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico. Dentre outros aspectos, a pesquisa verificou que os professores, em diferentes níveis, possuem práticas inovadoras de comunicação, produção e compartilhamento de informações e conteúdos, pelo smartphone, mesmo quando ainda não utilizam essas práticas diariamente, em decorrência de questões culturais e econômicas.
ABSTRACT The mobile technologies, particularly smartphones, are responsible for the current dynamics of internet, where communication processes are more agile, and both information and knowledge production and sharing have become broader and collective. Such possibilities are a result of the mobility and constant connection, which have changed social and educational practices as well as the ways that people relate to each other, teach and learn, thus making viable new forms of thinking and acting upon the world. The research problem, therefore, consists in understanding how teachers who work at NTE 17 experience the current dynamics of cyberspace, where there is constant communication, text messaging, internet access, photographic records, video production, and share of production. In this context, this dissertation aims at analyzing the possibilities of communication, interaction and sharing of information and knowledge produced through the use of smartphones by a group of teachers from Salvador City Public School Network that work at the Educational Technology Center 17. The method employed is the qualitative research, with a descriptive and analytical approach. Among other aspects, the research has evidenced that the teachers, at different levels, use innovative practices for information and content communication, production and sharing via smartphone, even if they do not adopt those practices on a daily basis due to cultural and economic factors.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Smartphones
Comunicação e tecnologia
Professores – efeito das inovações tecnológicas
Tecnologias móveis
Cultura do compartilhamento
Produção colaborativa
Educational technology
Mobile technologies
Collaborative production
Culture of sharing
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14568
Data do documento: 11-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - ANA ELISA.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.