Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14548
Tipo: Dissertação
Título: Análise de livros didáticos e validação de sequência didática sobre pluralismo de processos e evo-devo no contexto do ensino de Zoologia de Vertebrados
Autor(es): Santos, Wellington Bittencourt
Autor(es): Santos, Wellington Bittencourt
Abstract: Este artigo relata os resultados de uma análise de conteúdo comparativa de três livros didáticos de biologia evolutiva e três livros didáticos de zoologia de vertebrados, muitos adotados em ementas de cursos de formação superior de biologia de diversas universidades de países de línguas latinas e anglo-saxônicas. Através de uma análise documental quali-quantitativa dos livros didáticos, realizada através de metodologia de análise de conteúdo, empreendemos uma investigação sobre a abordagem e recontextualização de conteúdos relativos à biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo) e ao pluralismo de processos presentes nos livros selecionados. Com base nesta investigação, buscamos responder à seguinte pergunta: em que medida e de que maneira os referidos conteúdos, relacionados a avanços importantes que tiveram lugar na biologia evolutiva das últimas duas décadas, estão sendo recontextualizados em livros didáticos de evolução e nas discussões sobre evolução presentes em livros didáticos de zoologia de vertebrados? Os achados deste estudo indicam que os livros de evolução se encontram ainda em uma fase inicial de recontextualização dos conteúdos relativos ao pluralismo de processos e, assim, ao que tem sido denominada a síntese estendida no campo da biologia evolutiva. Contudo, eles se encontram em um estágio mais avançado de recontextualização que os livros de zoologia de vertebrados analisados, nos quais foi observada uma diversidade substancialmente menor de mecanismos evolutivos, com uma grande ênfase apenas sobre a seleção natural. Estes achados não são surpreendentes, uma vez que a idéia de uma síntese estendida ainda não está bem estabelecida na própria biologia evolutiva. No que diz respeito aos conteúdos relativos à evo-devo, foi constatado um nível mais significativo de recontextualização nos livros didáticos de ambos os campos de estudo, o que mostra que ao menos parte do conteúdo da chamada síntese estendida já alcançou o ensino superior de biologia.
Palavras-chave: Pluralismo de processos
Evo-devo
Análise de conteúdo
Livros didáticos
Design research
Sequência didática
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Ecologia e Biomonitoramento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14548
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wellington.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.