Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14339
Tipo: Artigo de Periódico
Título: No rastro do que transtorna o corpo e desregra o comer: os sentidos do descontrole de si e das compulsões alimentares
Título(s) alternativo(s): Interface - Comunic., Saude, Educ.
Autor(es): Nunes, Mônica de Oliveira
Bittencourt, Liliane de Jesus
Autor(es): Nunes, Mônica de Oliveira
Bittencourt, Liliane de Jesus
Abstract: Propomos examinar o fenômeno das identidades somáticas, entendidas como novas formas de percepção e novas relações socialmente estabelecidas com o corpo, com o comer e a comida, incluindo modos alterados de alimentar-se que não se configuram necessariamente enquanto patologias. Utilizamos uma perspectiva teórica fenomenológica e interpretativa, valendo-nos do conceito de corporeidade, desenvolvido por Thomas Csordas, construído a partir dos conceitos de percepção corporal de Merleau-Ponty e do corpo socialmente informado, advindo do conceito de habitus de Bourdieu. Centramos a análise em narrativas de mulheres que elaboram suas trajetórias a partir de pontos de virada corporal, buscando elucidar dinâmicas socioculturais e afetivas corporeificadas, significadas a partir de pertencimentos étnicos, de classe social e gênero. Discutimos os paroxismos da individualização moderna, onde, por intermédio das compulsões alimentares, o corpo individual toma a si a enorme tarefa de expressar, significar e reverter os males do grupo.
Palavras-chave: Corporeidade
Identidades Somáticas
Fenomenologia
Corporeity
Somatic Identities
Phenomenology
Racial Relationships
Eating Compulsion
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Fundaçao UNI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14339
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Nunes. 2013.pdf80,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.