Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13956
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA
Autor : Nassri, Raquel Souza Zaidan
metadata.dc.creator: Nassri, Raquel Souza Zaidan
Resumen : O tema central deste trabalho de dissertação é o letramento digital do professor no contexto do Programa Um Computador por Aluno, na Escola Duque de Caxias, em Irecê, Bahia. Seu objetivo é investigar se os usos do computador e da internet do Programa UCA nessa escola favoreceram o processo de letramento digital dos professores, e se e como os professores contribuem para o letramento digital e a formação do leitor imersivo em suas práticas pedagógicas. Para alcançar o objetivo, direciona-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de dados usa a observação do campo, entrevistas semi estruturadas e análise documental. Discute a cultura digital em suas principais características e a relaciona com os conceitos de letramento digital. Trata do perfil do leitor imersivo como aquele típico leitor da era digital, das formas de leitura e escrita que surgem nesse momento histórico, e analisa as maneiras pelas quais a escola pode abordar o conhecimento, incorporando práticas que incluem o fomento ao letramento digital. Discute o Programa Um Computador por Aluno como contexto potencialmente relevante para o desenvolvimento do letramento digital e do perfil do leitor imersivo. A pesquisa constatou que há potencialidades e conquistas no desenvolvimento do letramento digital do professor e do perfil do leitor imersivo a partir do Programa UCA, mas apontou as inúmeras dificuldades do processo, em especial no que se refere às práticas pedagógicas dos professores.
Palabras clave : Letramento digital
Programa um computaor por aluno
Ensino auxiliador por computador
Professores- Efeito das inovações tecnológicas
Internet na educação
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13956
Fecha de publicación : 26-nov-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação final.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.