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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13370
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Características clínico-comportamentais de professores universitários no sertão paraibano |
Authors: | Coêlho, Raimunda de Fátima Neves |
metadata.dc.creator: | Coêlho, Raimunda de Fátima Neves |
Abstract: | comprometer a saúde física e mental dos indivíduos é necessária, para respaldar programas de suporte ao docente. O estudo objetivou descrever características clínico-comportamentais de professores universitários no sertão paraibano, tendo como objetivos secundários: avaliar correlação entre Resiliência, História de Trauma, Transtorno do Estresse Pós-traumático - TEPT, Impulsividade, Religiosidade, e Qualidade de Vida na população estudada; determinar a frequência de transtornos psiquiátricos em professores, nas diferentes áreas acadêmicas; e avaliar associação entre resiliência e transtornos mentais. Mediante estudo transversal, de natureza censitária, foram coletados dados de variáveis sociodemográficas. Aplicou-se escala de Resiliência e de TEPT (PCL-C), questionários de História de Trauma, de Qualidade de Vida SF 36 e entrevista M. I. N. I. Plus (Mini International Neuropsychiatric Interview), que explorou os transtornos mentais. Análise estatística descritiva da caracterização demográfica dos 240 professores, mostrou que 81,3% tinham menos de 50 anos de idade e 52,5% eram do sexo masculino; Correlação de Spearman indicou associação negativa e significativa (p< 0, 001) entre todos domínios do SF - 36 e TEPT; Comparação entre Resiliência e História de Trauma, mostrou associação significativa entre Resiliência e eventos traumáticos relacionados a experiências físicas e sexuais (p=0,040). Foi evidenciada baixa pontuação para TEPT; alta pontuação para Resiliência e maior exposição a trauma e desastres em geral na população de professores. Episódio Depressivo Maior Atual (EDM), Transtorno Misto de Ansiedade– Depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) apresentaram maior prevalência. Teste qui–quadrado mostrou que área de Sociais Aplicadas apresentou o maior percentual (13,9%) para EDM atual. Ser mais ou ser menos resiliente não estava associado com o EDM. Professores universitários expostos a peculiaridades ambientais específicas e com Episódio Depressivo Maior Atual, apresentaram alta pontuação em todos os domínios de Qualidade de Vida. |
Keywords: | Transtornos mentais Professores Universitários Transtorno do estresse pós-traumático Resiliência Qualidade de vida University Lecturer Mental Disorders Quality of Life Resilience Traumatic Experiences Post-traumatic Stress Disorder Impulsivity Religiosity |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13370 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | Tese (PPGMS) |
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