Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43603
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fuja: um chão para dançar com yoga
Other Titles: Escape: a floor for dancing with yoga
metadata.dc.creator: Lima, Sthefferson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Lucas Valentim
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Lucas Valentim
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee3: Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação investiga os entrelaçamentos entre Dança e Yoga a partir de uma abordagem crítica, histórica e autobiográfica, propondo uma escuta sensível do corpo como território de criação, pedagogia e cuidado. A pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (2022–2025), parte da experiência artístico-pedagógica com a Fuja: Corpo, Movimento e Yoga, integrando práticas de vinyāsa yoga, improvisação em dança e princípios da educação somática. O primeiro capítulo realiza uma análise histórica e conceitual do haṭha yoga, distinguindo suas manifestações pré-modernas e suas reformulações modernas e transnacionais, destacando as influências coloniais, filosóficas e políticas que transformaram o yoga em uma prática globalizada e, muitas vezes, descontextualizada. O segundo capítulo propõe uma reconexão entre Dança e Yoga a partir do Nāṭyaśāstra, tratado clássico indiano sobre artes performáticas, explorando o conceito de vinyāsa em sua origem estética e dramatúrgica como princípio compositivo e relacional. O capítulo investiga como o vinyāsa se desloca da cena teatral para a prática moderna do yoga, e propõe uma leitura interdisciplinar que recupere suas dimensões poéticas e espirituais. No terceiro capítulo, intitulado O Yoga que Habita em Mim, a escrita assume uma perspectiva (auto)biográfica para apresentar a proposta artístico-pedagógica mahābhūta vinyāsa, prática desenvolvida a partir dos quatro grandes elementos da natureza — terra, água, fogo e ar — como qualidades de presença, atenção e criação. O capítulo articula relatos de experiências, influências formativas e práticas pedagógicas realizadas ao longo do mestrado, configurando a prática como pesquisa e a escuta como método. A dissertação propõe, assim, uma ampliação do campo de diálogo entre Dança e Yoga, considerando suas dimensões histórico-culturais, cosmológicas, políticas e sensíveis. Ao afirmar o corpo como paisagem viva e prática como travessia, esta pesquisa se inscreve como um gesto de reencantamento e reexistência diante dos modelos normativos de ensino, criação e espiritualidade.
Abstract: This dissertation investigates the intertwinings between Dance and Yoga through a critical, historical, and autobiographical approach, proposing a sensitive listening to the body as a territory of creation, pedagogy, and care. The research, developed within the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia (2022–2025), is rooted in the artistic-pedagogical experience with the project Fuja: Body, Movement, and Yoga, integrating practices of vinyāsa yoga, dance improvisation, and principles of somatic education. The first chapter presents a historical and conceptual analysis of haṭha yoga, distinguishing its premodern manifestations from its modern and transnational reformulations, highlighting the colonial, philosophical, and political influences that transformed yoga into a globalized and often decontextualized practice. The second chapter proposes a reconnection between Dance and Yoga based on the Nāṭyaśāstra, a classical Indian treatise on performing arts, exploring the concept of vinyāsa in its aesthetic and dramaturgical origin as a compositional and relational principle. The chapter examines how vinyāsa shifts from the theatrical scene to modern yoga practice and proposes an interdisciplinary reading that recovers its poetic and spiritual dimensions. The third chapter, entitled The Yoga that Dwells in Me, adopts an (auto)biographical perspective to present the artistic-pedagogical proposal mahābhūta vinyāsa, a practice developed from the four great elements of nature — earth, water, fire, and air — as qualities of presence, attention, and creation. The chapter articulates experiential narratives, formative influences, and pedagogical practices developed throughout the master’s program, configuring practice as research and listening as method. The dissertation thus proposes an expansion of the field of dialogue between Dance and Yoga, considering their historical-cultural, cosmological, political, and sensitive dimensions. By affirming the body as a living landscape and practice as a journey, this research inscribes itself as a gesture of re-enchantment and re-existence in the face of normative models of teaching, creation, and spirituality.
Keywords: Dança
Yoga
Vinyāsa
Práticas artístico-pedagógicas
Somática
Dança - Filosofia e estética
Ioga
Corpo humano (Filosofia)
Movimento (Filosofia)
Criação (Literária, artística etc.)
Fuja: corpo, mente e yoga (Projeto artístico-pedagógico)
metadata.dc.subject.cnpq: DANÇA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43603
Issue Date: 11-Jun-2025
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Sthefferson_da_Silva_Lima.pdfDissertação_Sthefferson Silva5,4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.