https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43588| metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título : | Encruzilhada: dança e comunicação entre pessoas surdas e ouvintes |
| Otros títulos : | Crossroads: dance and communication between deaf and hearing people |
| metadata.dc.creator: | Soares, Elinilson do Espírito Santo |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha, Lucas Valentim |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Lucas Valentim |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Marilza Oliveira da |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Cíntia de Jesus |
| metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a acessibilidade na Dança, a partir de uma investigação artística, que tem como foco a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes nos contextos da Dança. Assim, parto da minha experiência como homem, preto e surdo nascido em Salvador/Ba, para problematizar o racismo e o capacitismo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a Prática como Pesquisa (Fernandes, 2015). Fui a partir da prática investigativa, encontrando os caminhos da pesquisa que se desenhou a partir do conceito Beijo de Línguas (Toledo, 2017), ao se referir ao encontro entre a Libras e o Português. Nesta pesquisa eu racializo a discussão proposta por Toledo (2017), e encontro no arquétipo de Exu e na encruzilhada as respostas para minha pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam a criação de um solo de dança, criado a partir de residências artísticas entre mim e 3 artistas ouvintes da dança. E uma produção bibliográfica que acompanha esta criação. |
| Resumen : | The main objective of this work is to reflect on accessibility in Dance, based on an artistic investigation that focuses on communication between deaf and hearing people in the context of Dance. Thus, I start from my experience as a black and deaf man born in Salvador/Ba, to problematize racism and ableism. The methodology used to develop this research was Practice as Research (Fernandes, 2015). I started from the investigative practice, finding the paths of the research that were designed from the concept Kiss of Tongues (Toledo, 2017), when referring to the encounter between Libras and Portuguese. In this research, I racialize the discussion proposed by Toledo (2017), and find in the archetype of Exu and at the crossroads the answers to my research. The results of the research indicate the creation of a dance solo, created from artistic residencies between me and 4 hearing dance artists. And a bibliographic production that accompanies this creation. |
| Palabras clave : | Dança Exu (Cultura afro-brasileira) Encruzilhada Comunicação Surdez |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43588 |
| Fecha de publicación : | 31-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Encruzilhada_Dança e Comunicação entre pessoas Surdas e Ouvintes.pdf | Dissertação_Elenilson Soares | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.