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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43576
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Catalogação e marcadores sociais: atributos adotados pela Biblioteca Central do Estado da Bahia
metadata.dc.creator: Silva, Verônica Dias da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Ana Claudia Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Ana Claudia Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Quaresma, Jamili Cristina da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a catalogação na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), focando na inclusão de marcadores sociais que evidenciem a representatividade de autores negros. As práticas de catalogação, defendidas como neutras no campo científico da Biblioteconomia, refletem desigualdades sociais, limitando o acesso equitativo à informação. O estudo teve como objetivo geral evidenciar os atributos de representação adotados pela BCEB na catalogação de obras de autores(as) negros(as). Como objetivos específicos, buscamos apontar atributos adotados na catalogação que fazem alusão aos marcadores sociais dos autores(as); identificar os campos do MARC adotados para registrar os referidos atributos; e refletir de que maneira as diretrizes normativas e os formatos de catalogação contribuem para a indexação e disseminação de marcadores sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi conduzida como um estudo de caso e incluiu entrevistas com bibliotecárias e análise documental de títulos presentes no catálogo online da BCEB. Os resultados revelaram que, apesar do uso de normas como AACR2 e MARC 21, as práticas inclusivas ainda estão em estágio inicial. Poucas obras utilizam terminologias nos subcampos do MARC 21 que identificam autores negros e outros subcampos para registrar marcadores sociais dos autores ainda não é amplamente adotado. Conclui-se que a adoção de práticas catalográficas inclusivas é essencial para romper com a invisibilidade histórica de autores negros e garantir que as bibliotecas públicas atuem como espaços democráticos de transformação social. A inclusão de marcadores sociais não apenas facilita a recuperação da informação, mas também promove diversidade, justiça social e pertencimento. Dessa forma, o estudo reforça a importância de uma abordagem crítica na catalogação, capaz de refletir a pluralidade cultural e social presente na sociedade brasileira, especialmente em um estado como a Bahia, com a maior população negra do país.
Abstract: This study addresses cataloging at the Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), focusing on the inclusion of social markers to highlight the representation of Black authors. Cataloging practices, often considered neutral in the scientific field of Library Science, reflect social inequalities, limiting equitable access to information. The study's primary objective was to examine the cataloging attributes used at BCEB to represent black authors, analyzing MARC 21 fields and the normative principles adopted. The specific objectives are to identify the attributes adopted in cataloging that reference the social markers of the authors; identify the MARC fields used to record these attributes; and analyze how normative guidelines and cataloging formats contribute to the indexing and dissemination of social markers.The research, based on a qualitative approach, was conducted as a case study and included interviews with librarians and document analysis of titles available in BCEB's online catalog. The results revealed that, despite using standards such as AACR2 and MARC 21, inclusive practices remain at an early stage. Few works use terminologies in MARC 21 subfields to identify black authors, and the adoption of other subfields for recording authors' social markers is not yet widespread. The study concludes that adopting inclusive cataloging practices is essential to address the historical invisibility of Black authors and ensure that public libraries serve as democratic spaces for social transformation. Including social markers not only facilitates information retrieval but also promotes diversity, social justice, and belonging. Thus, the study underscores the importance of a critical approach to cataloging, capable of reflecting the cultural and social plurality of Brazilian society, particularly in a state like Bahia, which has the largest Black population in the country.
Keywords: Catalogação
Representação descritiva
Marcadores sociais
Biblioteca pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43576
Issue Date: 10-Feb-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Biblioteconomia (ICI)

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