Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43234
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título : A improvisação no ensino do saxofone: a inter-relação entre práticas, conceitos e processos didáticos no jazz e na música brasileira
Otros títulos : The improvisation in saxophone teaching: the interrelation between practices, concepts, and didactic processes in jazz and brazilian music
metadata.dc.creator: Moreira, Joab Augusto
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Joatan Mendonça do
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Joatan Mendonça do
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lélio Eduardo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Alciomar Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee4: Filho, Vadim da Costa Arsky
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever o processo de pesquisa e os resultados alcançados no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGPROM. A pesquisa é constituída por um memorial descritivo acadêmico, um artigo e o produto final. O memorial inclui relatos da trajetória musical do pesquisador e dos passos acadêmicos durante o mestrado; o artigo explora as conexões entre a improvisação no jazz e a música brasileira, destacando a importância didática desse diálogo musical. O artigo analisa as sistematizações teóricas ocorridas neste gênero e sua contribuição para a prática da exposição do pensamento criativo sobre a música no Brasil. O produto final deste trabalho contempla a confecção de um caderno didático para saxofone voltado para a improvisação, abordando os processos da improvisação de forma gradativa, seguindo os pontos investigados nesta pesquisa.
Resumen : The objective of this work is to present and describe the research process and the results achieved in the Professional Master's Course of the Professional Graduate Program in Music at the Federal University of Bahia – PPGPROM. This research consists of an academic descriptive memorial, an article, and a product. The memorial includes accounts of the researcher’s musical journey and the academic steps taken during the master's program; the article explores the connections between improvisation in jazz and Brazilian music, highlighting the didactic importance of this musical dialogue. The article analyzes the theoretical systematizations that have occurred in this genre and their contribution to the practice of presenting creative thought about music in Brazil. The final product of this work encompasses the creation of a didactic booklet for saxophone focused on improvisation, addressing the processes of improvisation progressively, following the points investigated in this research.
Palabras clave : Música Improvisação Jazz
Música Brasileira Saxofone
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43234
Fecha de publicación : 16-jun-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Joab Moreira.pdfA improvisação no ensino do saxofone - Dissertação de Mestrado (UFBA)2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.