Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43227
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Problem-based learning in medical education: a global research landscape of the last ten years (2013-2022)
metadata.dc.creator: Gomes, Jéssica de Andrade
Braga, Luiza Amara Maciel
Cabral, Bernardo Pereira
Lopes, Renato Matos
Mota, Fabio Batista
metadata.dc.description.resumo: Contexto: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) constrói um currículo que mescla teoria e prática, empregando cenários clínicos ou problemas do mundo real. Originalmente projetada para a fase pré-clínica da graduação em medicina, a ABP tem sido integrada a diversos aspectos da educação médica. Portanto, este estudo tem como objetivo mapear o cenário científico global relacionado à ABP na educação médica nos últimos dez anos. Métodos: Combinamos bibliometria e análise de rede para analisar os metadados de artigos de pesquisa relacionados, publicados entre 2013 e 2022 e indexados na Coleção Principal do Web of Science. Resultados: Nossos resultados mostram uma taxa de publicação anual de 9,42%. Os dois principais periódicos que divulgam pesquisas sobre este assunto são BMC Medical Education e Medical Teacher. Educação e Pesquisa Educacional e Saúde Ciências e Serviços são as duas áreas de pesquisa mais frequentes e também os dois nós mais centrais da rede relacionada. Os EUA e a China são os países com maior número de publicações, enquanto a Holanda e o Canadá são os mais colaborativos. A Universidade de Maastricht ocupa a posição de organização com maior número de publicações e pesquisa colaborativa. A Universidade da Califórnia ocupa o segundo lugar em publicações, enquanto a Universidade de Toronto é a segunda organização de pesquisa mais central. Conclusões: Nosso estudo fornece uma visão geral dos últimos dez anos de publicações relacionadas à ABP e à educação médica, e esperamos que possa ser de interesse para educadores, pesquisadores e estudantes envolvidos com este assunto.
Resumen : Background Problem-based learning (PBL) constructs a curriculum that merges theory and practice by employing clinical scenarios or real-world problems. Originally designed for the pre-clinical phase of undergraduate medicine, PBL has since been integrated into diverse aspects of medical education. Therefore, this study aims to map the global scientific landscape related to PBL in medical education in the last ten years. Methods We combined bibliometrics and network analysis to analyze the metadata of related research articles published between 2013 and 2022 and indexed in the Web of Science Core Collection. Results Our results show an annual publication rate of 9.42%. The two main journals disseminating research on this subject are BMC Medical Education and Medical Teacher. Education & Educational Research and Health Care Sciences & Services are the two most frequent research areas, and also the two most central nodes of the related network. The USA and China are the most publishing countries, while the Netherlands and Canada are the most collaborative. The Maastricht University holds the position of most publishing and collaborative research organization. The University of California ranks second in publications, while the University of Toronto is the second most central research organization. Conclusions Our study provides an overview of the last ten years of publications related to PBL and medical education, and we hope it can be of interest to educators, researchers, and students involved with this subject.
Palabras clave : Aprendizagem baseada em problemas
Educação médica
Publicação científica
Bibliometria
Análise de rede
Economia da educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: eng
metadata.dc.publisher.country: Estados Unidos
Editorial : International Association of Medical Science Educators
metadata.dc.publisher.initials: IAMSE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1007/s40670-024-02003-1
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43227
Fecha de publicación : 21-feb-2024
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, Jéssica de Andrade. et al. Problem-based learning in medical education.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.