Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43080
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Os limites seculares a uma teoria contemporânea: a propriedade privada e o desenvolvimento territorial sustentável
Otros títulos : The secular limits of a contemporary theory: private property and sustainable territorial development
metadata.dc.creator: Rech, Lucas Trentin
Jeziorny, Daniel Lemos
metadata.dc.description.resumo: Nesse artigo apresentamos a teoria do desenvolvimento territorial sustentável apontando sua origem e alguns de seus pilares. Depois de exposta a teoria do DTS expomos uma crítica partindo da relação entre o regime da propriedade e o caráter da instituição governamental. Mais ainda, como a teoria do DTS se aventura a defender as culturas locais, demonstramos a relação entre a objetividade e a subjetividade do ser-humano e como isso se inscreve como um problema à teoria. Não obstante, apresentamos uma compreensão de indicação geográfica por vezes negligenciada entre autores das teorias do desenvolvimento territorial sustentável. Nela, nossa contribuição vai justamente por atacar aquilo que as teorias do DTS não atacam, o controle público sobre a propriedade.
Resumen : This paper presents the origins and fundamentals of territorial development theories. After a brief presentation, we criticize the theory from the relation between the property regimen and the character of governmental institution. Not only, as the theory purpose itself as to defend local culture, this work shows the relation between objectivity a subjectivity of a human being and how the problem appears on the theory. Not only, the paper has developed a path to a new comprehension of geography indication where the focus is public control over property.
Palabras clave : Desenvolvimento territorial
Sustentabilidade
Indicações geográficas
Propriedade privada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.initials: UFSC
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e83756
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43080
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RECH, Lucas Trentin. et al. Os limites seculares a uma teoria contemporânea. A propriedade privada e o desenvolvimento territorial sustentável.pdf243,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.