Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43040
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Peça [sem] Drama: reflexões sobre jogo dramático
metadata.dc.creator: Chaves, Caio Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Cássia Dolores Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Cássia Dolores Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Alcântara, Paulo Henrique Correia
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Silvio Roberto Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe a análise do processo de criação da peça [sem] Drama, no contexto do isolamento social e a suspenção das atividades da cadeia de produção cultural presencial, o que conectou o fazer artístico à urgência imposta pela crise sanitária (COVID 19) nos anos de 2020 e 2021. O período também foi marcado pela implementação de políticas de desestímulo das artes e dos artistas: revogação de leis de incentivo, desmonte do ministério da cultura e emergência de atos antidemocráticos no Brasil. O processo criativo teve como principal objetivo a implicação dos agentes da cena numa investigação que buscou alternativas de ação/criação dentro das limitações impostas pelo contexto de crise. A peça [sem] Drama tem o conto Casa Tomada, do escritor Júlio Cortázar, como dispositivo para a criação e investiga, através de reflexões sobre o jogo dramático, modos de produção poética nesse contexto: crise sanitária e política. A pesquisa ora apresentada pretende analisar os dispositivos poéticos que embasam o processo de criação. Para tanto, agenciamos o conceito de rastro, criado por Jeanne Marie Gagnebin, com o intuito de abordar o conto cortasiano como micronarrativa, ou seja, um documento que traz em si, vestígios de um tempo histórico. Essa abordagem torna possível identificar traços que aproximam o conto ao contexto de criação da peça. O objetivo da pesquisa é analisar a peça [sem] Drama, à luz dos pressupostos teóricos de ação e alteridade agenciados no processo, tendo o metadrama como principal dispositivo poético, com o intuito de caracterizar uma idéia de drama como obra teatral a partir da desestabilização e deslocamentos de seus elementos estruturantes.
Abstract: This research proposes an analysis of the creative process behind the play [sem] Drama, developed within the context of social isolation and the complete halt of in-person cultural productions, which connected the artistic practice to the urgency imposed by the health crisis (COVID-19) during the years 2020 and 2021. This period was also marked by the implementation of policies that discouraged the arts and artists: the revocation of incentive laws, the dismantling of the Ministry of Culture, and the emergence of anti-democratic acts in Brazil. The creative process aimed to engage the agents of the scene in an investigation that sought alternatives for action/creation within the limitations imposed by the crisis. The play [sem] Drama takes the short story Casa Tomada (House Taken Over), by writer Julio Cortázar, as a creative device and explores the representation of disappearances, as does this research. To this end, we draw on the concept of trace, developed by Jeanne Marie Gagnebin, in order to approach Cortázar's story as a micro-narrative — that is, a document that contains within it traces of a historical time. This approach makes it possible to identify elements that link the story to the context in which the play was created. The objective of this research is to analyze the play [sem] Drama in light of the theoretical assumptions of action employed in the process, using metadrama as a poetic foundation, in order to characterize an idea of drama as a theatrical work based on the destabilization and displacement of its structuring elements. Keywords: [sem], drama, [sem] drama, play, representation, metadrama, disappearances, action, crisis, trace, destabilization.
Keywords: [sem] Drama
Teatro brasileiro - História e crítica
Cortázar, Júlio, 1914-1984 - Casa tomada (Conto)
Intertextualidade
Jogos teatrais
COVID-19 Pandemia, 2020-
Metadrama
Rastro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43040
Issue Date: 7-Jul-2025
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO CAIO - Finalizado.pdf3,7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.