Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43034
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ciclo de aprendizagem na perspectiva do ciclo de formação humana: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Other Titles: Learning Cycle from the Perspective of the Human Formation Cycle: a continuing education proposal for early years elementary school teachers
metadata.dc.creator: Cerqueira, Rosângela dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Verônica Domingues
metadata.dc.contributor.referee3: Santos Júnior, Júlio Bispo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa interventiva, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da UFBA, apresenta os resultados da investigação realizada na Escola Municipal São Francisco de Assis, da Rede Municipal de Educação de Salvador (RMES). Teve como objetivo compreender os contrastes entre concepções e práticas docentes e a proposta curricular por ciclos de aprendizagem, buscando estratégias para alinhar a prática pedagógica às diretrizes curriculares e ao contexto escolar. A investigação resgata a trajetória histórica dos ciclos de aprendizagem, desde o Plano Langevin-Wallon (1947) até sua implementação na RMES, analisando seus desdobramentos nos últimos dez anos. Dentre os principais desafios evidenciados, destacam-se as tensões entre progressão continuada, aprovação automática e a necessidade de uma formação docente situada, crítica e emancipadora. As Rodas de Conversa (RC) foram utilizadas como metodologia investigativa e formativa, promovendo reflexões coletivas sobre o cotidiano docente, a realidade dos alunos e a função social da escola. A pesquisa foi orientada pela perspectiva do ciclo de formação humana, que dialoga com os princípios dos ciclos de aprendizagem ao defender uma educação inclusiva, integral e atenta aos diferentes ritmos de aprendizagem. Os resultados apontam para a urgência de repensar o currículo, a formação docente e a organização da escola a partir da escuta, da colaboração e da valorização das trajetórias dos sujeitos envolvidos. Fundamentada em autores como Arroyo (1999, 2007), Candau (2011), Freitas (2003), Gomes (2007), Mainardes (2007, 2009), Sá (2021, 2022), Warschauer (2017, 2004) e Biesta (2013), a pesquisa reafirma que a construção de práticas pedagógicas contextualizadas e dialógicas é essencial para a promoção de uma educação democrática e humanizadora.
Abstract: This intervention research, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education at the Federal University of Bahia (UFBA), presents the results of an investigation carried out at Escola Municipal São Francisco de Assis, which is part of the Municipal Education Network of Salvador (RMES). The objective of the study was to understand the contrasts between teachers’ conceptions and pedagogical practices and the curriculum proposal organized by learning cycles, seeking strategies to align pedagogical actions with curricular guidelines and the specificities of the school context. The research traces the historical trajectory of the learning cycles, from the Langevin-Wallon Plan (1947) to its implementation in the RMES, analyzing its developments over the past decade. Among the main challenges identified are the tensions between continuous progression, automatic promotion, and the urgent need for a situated, critical, and emancipatory teacher education. Conversation Circles (Rodas de Conversa) were adopted as both investigative and formative methodology, enabling collective reflection on teaching practices, the students’ lived realities, and the social role of the school. The research was guided by the perspective of the human formation cycle, which is aligned with the principles of learning cycles by advocating for inclusive, holistic education that recognizes and respects diverse learning rhythms. The findings point to the urgency of rethinking curriculum, teacher education, and school organization based on listening, collaboration, and valuing the educational trajectories of all subjects involved. Grounded in the theoretical contributions of authors such as Arroyo (1999, 2007), Candau (2011), Freitas (2003), Gomes (2007), Mainardes (2007, 2009), Sá (2021, 2022), Warschauer (2017, 2004), and Biesta (2013), this research reaffirms that the construction of contextualized and dialogical pedagogical practices is essential for promoting a democratic and humanizing education.
Keywords: Currículo
Pesquisa interventiva
Ciclos de aprendizagem
Formação humana
Formação de Professor
Currículo - Estudo e ensino
Aprendizagem - Pesquisa
Ciclos de aprendizagens
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43034
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL PI - PPGCLIP-MPED.pdfPesquisa Interventiva1,32 MBAdobe PDFView/Open
PTT - VERSÃO FINAL.pdfProdução Técnica-Tecnológica417,04 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.