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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42998
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O financiamento da educação especial no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e os desafios da sua execução
metadata.dc.creator: Silva, Marcos Roberto da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lemos, Ediu Carlos Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Ediu Carlos Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Effgen, Ariadna Pereira Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Uzêda, Sheila
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como temática central a análise dos desafios técnico-administrativo-jurídicos enfrentados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na execução da política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, fundamentada nos aportes teóricos de Bortelo et al. (2012), Mantoan (1998; 2003), Kassar et al. (2012; 2018; 2019), Caiado et al. (2009), Garcia (2013), Lehmkuhl (2018), Mendes (2019) e Rebelo et al. (2017). O objetivo geral foi compreender como os desafios da implementação da Educação Especial na perspectiva inclusiva ocorrem nos campi do Ifes, a partir dos fundamentos teóricos constituintes desta modalidade de ensino e do olhar dos gestores desta instituição em suas ações práticas, enquanto o objetivo específico foi identificar esses desafios e propor estratégias de financiamento e estruturação legal que viabilizassem a aplicação efetiva dessa política pública. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, do ponto de vista dos objetivos, e pesquisa de campo, do ponto de vista dos procedimentos. A população da pesquisa foi composta por gestores administrativos dos campi e da reitoria, coordenadores das coordenadorias de gestão de pessoas e coordenadores dos NAPNEs, totalizando 54 participantes. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários semiestruturados e a realização de entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram submetidos à técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram a insuficiência de recursos humanos e financeiros, a precariedade da infraestrutura de acessibilidade, a rigidez normativa que dificulta contratações de profissionais especializados para o atendimento direto ao aluno público-alvo da Educação Especial e a necessidade de fortalecimento dos NAPNEs. Conclui-se que, embora haja avanços, a Educação Especial no Ifes ainda experimenta um distanciamento entre a teoria e a prática, exigindo políticas mais integradas, flexibilização legal para as contratações de profissionais da Educação Especial, fortalecimento dos núcleos de apoio e uma transformação cultural no ambiente escolar para efetivar o direito à educação plena das pessoas com deficiência.
Resumen : This research focused on analyzing the technical-administrative and legal challenges faced by the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) in the implementation of special education policies from an inclusive perspective, relying on the theoretical contributions of Bortelo et al. (2012), Mantoan (1998; 2003), Kassar et al. (2012; 2018; 2019), Caiado et al.(2009), Garcia (2013), Lehmkuhl (2018), Mendes (2019) and Rebelo et al. (2017). The general objective was to understand what the challenges are in the implementation of special education from an inclusive perspective in Ifes campi, based on the theoretical foundations of this educational modality and the perspective of the heads of the institution through their practical actions, while the specific objective was to identify these challenges and propose financing and legal structuring strategies that allow the effective application of this public policy. Methodologically, it is a qualitative research of an applied nature, exploratory in terms of its objectives and field research in terms of procedures. The research population consisted of campi and presbytery administrative directors, general administration coordinators and NAPNEs coordinators, totaling 54 participants. The data collection tools included the use of semi-structured questionnaires and the conduct of semi-structured interviews, analyzing the data using the content analysis technique proposed by Bardin (2016). The results show that human and financial resources are insufficient, that the accessibility infrastructure is precarious, that the recruitment of specialized professionals to provide direct support to students with special educational needs is not possible due to rigid norms, and that NAPNEs need to be strengthened. We conclude that despite all the progress made, special education at Ifes still has a gap between theory and practice that requires more integrated policies, legal flexibility in the recruitment of special educators, strengthening of support centers and a cultural change in the school environment to ensure the full educational rights of people with disabilities.
Palabras clave : Educação Especial
Educação Inclusiva
Políticas Públicas
Desafios
Educação – Aspectos Sociais
Educação Inclusiva
Políticas públicas - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42998
Fecha de publicación : 3-jul-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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