Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42781
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Microgeia
metadata.dc.creator: Hadlich, Gisele Mara
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria da Conceição Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria da Conceição Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Santos Filho, Mario Vasconcelos dos
metadata.dc.contributor.referee3: Novais, Nanci Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Costa, Roaleno Ribeiro Amancio
metadata.dc.description.resumo: Ninhos e ovos apresentam forte simbologia de aconchego e de (re)nascimento, respectivamente. Durante os anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, permaneci morando em um sítio em Mutá, município de Jaguaripe, Bahia. Neste local permaneci em contato muito próximo com os ciclos naturais através da observação da construção de ninhos por pássaros e nascimento de filhotes, bem como através da criação de galinhas e patos, despertando minha sensibilidade para o entorno. Paralelamente, mortes próximas e o consumo de ovos, naquele período, gerou uma tensão entre esperança-vida-nascimento e medo-morte, levando a reflexões sobre a (in)finitude da vida. Disciplinas cursadas na graduação em Artes Plásticas na EBA/UFBA motivaram realizar trabalhos acadêmicos sobre ninhos sob a perspectiva do aconchego e segurança, e sobre ovos como (re)nascimento. Foi-se estabelecendo uma poética relacionada a esses elementos e, com o tempo, surgiram questionamentos sobre a simbologia. A obtenção de um antigo moedor de carne da família e a escolha da cerâmica como linguagem artística resgatou valores familiares. Sob conceitos relacionados à Estética da Formatividade de Luigi Pareyson, a busca das ‘formas’ reunindo ninhos e ovos gerou novas reflexões e ‘memórias’ em cerâmica, levando à obra MICROGEIA – o mundo individual, o que cada um leva consigo. Gerou, também, uma obra que dialoga diretamente com ninhos e com a cabeça que carrega memórias vida afora: O CABELO É O NINHO DA CABEÇA, motivo de performance no qual cortei os cabelos como signo de deixar ir.
Abstract: Nests and eggs hold potent symbols of comfort and (re)birth, respectively. During 2020 and 2021, due to the COVID-19 pandemic, I lived on a farm in Mutá, in Jaguaripe, Bahia. There, I remained in close contact with natural cycles through observation of birds building nests and the birth of chicks and raising chickens and ducks, awakening my sensitivity to my surroundings. At the same time, close deaths and the consumption of eggs during that period generated a tension between hope-life-birth and fear-death, leading to reflections on the (in)finitude of life. Courses taken during my undergraduate degree in Fine Arts at EBA/UFBA motivated me to conduct academic work on nests from the perspective of comfort and security, as well as eggs as (re)birth. Poetics related to these elements gradually developed, and over time, questions arose about this symbolism. Obtaining an old family meat grinder and choosing ceramics as an artistic medium revived family values. Based on concepts related to Luigi Pareyson's Aesthetics of Formativity, the search for 'forms' combining nests and eggs generated new reflections and 'memories' in ceramics, leading to the work MICROGEIA – the individual world, what each person carries with them. It also generated a work that directly engages with nests and the head, which holds memories throughout life: THE HAIR IS THE NEST OF THE HEAD, a performance motif in which I cut my hair as a sign of letting go.
Keywords: Cerâmica
Ninhos
Ovos
Memória
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
Citation: HADLICH, Gisele Mara. Microgeia. 2025. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42781
Issue Date: 23-Jul-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Artes Plásticas (EBA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele Mara Hadlich_2025_TCC-Microgeia-RI.pdf9,54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.