https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42263| metadata.dc.type: | Dissertação |
| Title: | Dancehall: corpo, memória e construção de identidades |
| Other Titles: | Dancehall: body, memory and construction of identities |
| metadata.dc.creator: | Eliseu, Vivian da Cunha Santos da Silva |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ferraz, Fernando Marques Camargo |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Cibele Verrangia Correa da |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a dança Dancehall fortalece a afirmação de identidades para mulheres negras e o sentimento de pertencimento em comunidade. Estabelece, pela apresentação e análise das próprias vivências da autora e de quatro mulheres que compõem esta escrita-dança, uma reflexão sobre a construção e elaboração de suas subjetividades, práticas e identidades por meio dessa manifestação cultural. Dessa maneira, abordamos a cultura Dancehall, sua historicidade, e como se articula esse movimento cultural na Jamaica e no Brasil, perpassando pelas principais referências e as mulheres nessa cultura. Como metodologia, propomos a escrevivência, de autoria da escritora Conceição Evaristo (1995), em articulação com os materiais da própria pesquisadora, dos relatos das entrevistadas e a base teórica. A escrevivência permite a percepção do pesquisador sobre suas experiências, que perpassam pela coletividade, dando um novo sentido às narrativas como uma maneira de ecoar nossas histórias e deslocando o lugar de invisibilidade imposto às culturas e aos corpos negros em diáspora. |
| Abstract: | This research aims to understand how Dancehall dance strengthens the affirmation of identities for black women and the sense of belonging in a community. By means of the presentation and analysis of the author’s own experiences and those of four women who make up this writingdance, this research reflects on the construction and elaboration of their subjectivities, practices, and identities through this cultural manifestation. In this way, we explore the Dancehall culture, its history, and how this cultural movement is articulated in Jamaica and Brazil, touching the main references and women in the culture. As a methodology, we propose the “escrevivência”, coined by the writer Conceição Evaristo, in articulation with the researcher’s own materials, the interviewees’ accounts and the theoretical basis. “escrevivência” allows the researcher to perceive their experiences, which traverse the collectivity, giving new meaning to narratives as a way to echo our stories and shifting the place of invisibility imposed on Black bodies and cultures in the diaspora. |
| Keywords: | Dancehall Corpo Escrevivência Identidades Cultura - Jamaica Cultura - Brasil Brasil - Civilização - Influências africanas Negras - Identidade social Negras - Identidade racial Dancehall - Cultura popular Danças afro-brasileiras |
| metadata.dc.subject.cnpq: | DANÇA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42263 |
| Issue Date: | 18-Jun-2024 |
| Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Vivian_Cunha.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.