Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42263
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dancehall: corpo, memória e construção de identidades
Other Titles: Dancehall: body, memory and construction of identities
metadata.dc.creator: Eliseu, Vivian da Cunha Santos da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
metadata.dc.contributor.referee1: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cibele Verrangia Correa da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a dança Dancehall fortalece a afirmação de identidades para mulheres negras e o sentimento de pertencimento em comunidade. Estabelece, pela apresentação e análise das próprias vivências da autora e de quatro mulheres que compõem esta escrita-dança, uma reflexão sobre a construção e elaboração de suas subjetividades, práticas e identidades por meio dessa manifestação cultural. Dessa maneira, abordamos a cultura Dancehall, sua historicidade, e como se articula esse movimento cultural na Jamaica e no Brasil, perpassando pelas principais referências e as mulheres nessa cultura. Como metodologia, propomos a escrevivência, de autoria da escritora Conceição Evaristo (1995), em articulação com os materiais da própria pesquisadora, dos relatos das entrevistadas e a base teórica. A escrevivência permite a percepção do pesquisador sobre suas experiências, que perpassam pela coletividade, dando um novo sentido às narrativas como uma maneira de ecoar nossas histórias e deslocando o lugar de invisibilidade imposto às culturas e aos corpos negros em diáspora.
Abstract: This research aims to understand how Dancehall dance strengthens the affirmation of identities for black women and the sense of belonging in a community. By means of the presentation and analysis of the author’s own experiences and those of four women who make up this writingdance, this research reflects on the construction and elaboration of their subjectivities, practices, and identities through this cultural manifestation. In this way, we explore the Dancehall culture, its history, and how this cultural movement is articulated in Jamaica and Brazil, touching the main references and women in the culture. As a methodology, we propose the “escrevivência”, coined by the writer Conceição Evaristo, in articulation with the researcher’s own materials, the interviewees’ accounts and the theoretical basis. “escrevivência” allows the researcher to perceive their experiences, which traverse the collectivity, giving new meaning to narratives as a way to echo our stories and shifting the place of invisibility imposed on Black bodies and cultures in the diaspora.
Keywords: Dancehall
Corpo
Escrevivência
Identidades
Cultura - Jamaica
Cultura - Brasil
Brasil - Civilização - Influências africanas
Negras - Identidade social
Negras - Identidade racial
Dancehall - Cultura popular
Danças afro-brasileiras
metadata.dc.subject.cnpq: DANÇA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42263
Issue Date: 18-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Vivian_Cunha.pdf4,83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.