https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42245| metadata.dc.type: | Dissertação |
| Title: | Relatório do diagnóstico da implementação do PNAE: compra da Agricultura Familiar no Instituto Federal - Campus Vallença |
| metadata.dc.creator: | Jesus, Josué Castro de |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Francisco Raniere Moreira da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Francisco Raniere Moreira da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Waiandt, Claudiani |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Brandão, Pamela de Medeiros |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Raimundo, Rogério Robs Fanti |
| metadata.dc.description.resumo: | Nos últimos anos, especialmente a partir da década de 1990, estudos e pesquisas nacionais e internacionais têm propiciado várias produções bibliográficas sobre agricultura no Brasil, haja visto que a agricultura brasileira é uma das maiores do mundo e representa grande fonte de produção de alimentos para além do Brasil, vários outros países do mundo. Com isso, existem também um conjunto de ações governamentais e não governamentais implementadas em favor do incentivo à produção, como é o caso das políticas públicas, inovações e novas técnicas desenvolvidos pelas universidades e pelos institutos de pesquisa. Compreendendo esse cenário, o presente trabalho objetivou investigar o processo de implementação das compras da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Valença. Para tanto, a pesquisa buscou responder a algumas perguntas: como se deu a implementação do PNAE para Agricultura Familiar no IF Baiano? Quais fragilidades e dificuldades encontradas na execução da política? Quais propostas podem mitigar as fragilidades e quais pontos podem ser modificados para otimizar a operacionalização do Programa? Essas são questões que nortearam este estudo em sua investida sobre a problemática da gestão do PNAE no IF Baiano. Como metodologia, foi empregada a abordagem qualitativa com estudo de caso, que permitiu uma compreensão dos processos e das práticas com uma intervenção planejada, considerando uma dada realidade. Como estratégia de investigação, o estudo de caso foi aplicado, porque favorece uma visão holística sobre o contexto estudado, com destaque à investigação empírica de fenômenos contemporâneos. Foram utilizadas também a pesquisa bibliográfica e documental como técnicas para entender o tema de pesquisa e suas implicações teóricas já desdobradas na fortuna crítica sobre Agricultura Familiar no Brasil. Diante da pesquisa bibliográfica e documental e do estudo de caso, foram investigadas três hipóteses, sendo assim esclarecidas por este estudo: (i) sobre a capacitação dos gestores públicos e dos nutricionistas, compreendeu-se que há a necessidade de maior formação e informação para que esses profissionais (re)conheçam a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento regional; (ii) sobre o direcionamento institucional em relação às compras da AF para o PNAE, percebeu-se que há uma tendência às compras convencionais que no caso são os pregões; (iii) sobre a organização por parte dos produtores, foi apreendido que não há uma rede consolidada de agricultura familiar que sustente um fluxo contínuo e constante na oferta de produtos na região. Por conseguinte, este trabalho sugere uma melhor organização das políticas públicas na região de Valença que possa promover as compras da Agricultura Familiar para o PNAE e a criação e a manutenção de uma rede ativa de agricultura familiar na região por meio da intercooperação entre a gestão pública, associações e cooperativas. |
| Abstract: | In recent years, especially since the 1990s, national and international studies and research have provided several bibliographic productions on agriculture in Brazil, given that Brazilian agriculture is one of the largest in the world and represents a major source of food production beyond from Brazil, several other countries in the world. As a result, there is also a set of governmental and non-governmental actions implemented in favor of encouraging production, such as public policies, innovations and new techniques developed by universities and research institutes. Understanding this scenario, the present work aims to investigate the process of implementation of purchases from Family Agriculture for the National School Feeding Program (PNAE) at the Federal Institute of Education, Science and Technology Baiano Campus Valença. Therefore, the research seeks to answer some questions: how was the implementation of the PNAE for Family Farming at the IF Baiano? What weaknesses and difficulties encountered in the implementation of the policy? Which proposals can mitigate the weaknesses and which points can be modified to optimize the operationalization of the Program? These are questions that guide this study in its approach to the problem of managing the PNAE at the IF Baiano. As a methodology, the qualitative approach with case study is used, which allows an understanding of the processes and practices with a planned intervention, considering a given reality. As a research strategy, the case study is applied, because it favors a holistic view of the context studied, with emphasis on the empirical investigation of contemporary phenomena. Bibliographic and documentary research are also used as techniques to understand the research topic and its theoretical implications already unfolded in the critical fortune on Family Agriculture in Brazil. In view of the bibliographic and documentary research and the case study, three hypotheses were investigated, thus being clarified by this study: (i) on the training of public managers and nutritionists, it was understood that there is a need for greater training and information to that these professionals (re)recognise the importance of family farming for regional development; (ii) regarding the institutional direction in relation to purchases by the AF for the PNAE, it was noticed that there is a tendency towards conventional purchases, which in this case are the trading sessions; (iii) about the organization on the part of the producers, it was understood that there is no consolidated network of family farming that sustains a continuous and constant flow in the offer of products in the region. Therefore, this work suggests a better organization of public policies in the region of Valença that can promote PNAE purchases by exempting from bidding and the creation and maintenance of an active network of family agriculture in the region through the formalization of associations and cooperatives. |
| Keywords: | PNAE Agricultura familiar Políticas públicas IF Baiano Desenvolvimento regional |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42245 |
| Issue Date: | 8-Sep-2022 |
| Appears in Collections: | Dissertação (PDGS) |
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE (COMPRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO) - CAMPUS VALENÇA.pdf | Dissertação - Josué Castro de Jesus | 1,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.