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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42227
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A hora do intervalo: gênero e discurso na publicidade de automóveis
metadata.dc.creator: Denega, Alessa Montalvão Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Ivia Iracema Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Ivia Iracema Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Paulo César Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Lima e Souza, Ângela Maria Freire de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou avaliar as mudanças e permanências em torno das representações e discursos sobre as mulheres e as relações de gênero em propagandas audiovisuais de automóveis. Além das teorias feministas e relações de gênero, incluem-se as categorias de análise raça/etnia e geração. Esta análise crítica se concentrou na publicidade veiculada pela televisão brasileira e divulgada na internet, tendo como critérios para a coleta de dados: o período de 1990-2014, a presença de mulheres nas propagandas e fazer parte das cinco empresas selecionadas. A partir da articulação dos estudos feministas, dos estudos culturais (mídia, TV e publicidade), da ADC e representações sociais foram observadas as diversas formas representacionais em movimento, para concluir que não houve mudanças significativas no discurso ideologicamente construído. Embora as propagandas tenham buscado se ajustar ao contexto, representando as mulheres como proprietárias de veículos ou como potenciais consumidoras, os discursos que se dirigem a este público tendem a confirmam os papéis sociais tradicionais, bem como espaços e comportamentos esperados para elas, seguindo o modelo de masculinidade hegemônica. Analisando mais detalhadamente algumas propagandas, foi possível avaliar ainda que, com o desejo ambíguo de criar humor, há uma crítica conservadora ao feminismo, como se este movimento quisesse inverter os papéis distribuídos entre homens e mulheres na sociedade tradicional.
Abstract: This research aimed to evaluate the changes and stays around the representations and discourses on women and gender relations in audiovisual car advertisements. In addition to feminist theories and gender relations include the categories of race analysis / ethnicity and generation. This critical analysis focused on the advertising car by Brazilian and published on the internet television, with the criteria for the collection of data: the period of 1990-2014, the presence of women in advertisements and be part of the five selected companies. From the articulation of women's studies, cultural studies (media, TV and advertising), the ADC and social representations were observed the various representational forms in motion, concluding that there were no significant changes in ideologically constructed discourse. Although advertisements have sought fit the context, representing women as owners of vehicles or as potential consumers, the discourses that address this public tend to show traditional social roles, as well as spaces and expected behaviors for them, following the model of hegemonic masculinity. Looking in more detail some advertisements, was also possible to assess that with the ambiguous desire to create humor, there is a conservative critique of feminism, as if this movement wanted to reverse the roles distributed between men and women in traditional society.
Keywords: Gênero
Feminismo
Discurso
Representações sociais
Publicidade audiovisual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42227
Issue Date: 8-May-2015
Appears in Collections:Dissertação (PPGNEIM)

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