Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40754
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Funções executivas e compreensão de leitura em escolares do Ensino Fundamental I
Other Titles: Executive functions and reading comprehension in elementary school students
metadata.dc.creator: Barreto, Lorena de Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Thatiana Helena de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Thatiana Helena de
metadata.dc.contributor.referee2: Cintia, Ribeiro Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Abreu, José Neander Silva
metadata.dc.description.resumo: A leitura é um processo complexo que demanda uma série de habilidades cognitivas, tais como, identificar letras, reconhecer palavras e atribuir significado. A compreensão é a principal finalidade da leitura, visto que, potencializa a aquisição de outros conhecimentos e habilidades. Estudos nacionais e internacionais já têm evidenciado uma relação entre a compreensão de leitura e as funções executivas. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre essas duas variáveis. Foram realizados dois estudos para o conhecimento dessas habilidades, sendo que, no Estudo I, realizou-se uma revisão integrativa acerca das pesquisas nacionais e internacionais, que relacionam as funções executivas e compreensão de leitura. Nesse, foi possível verificar uma estreita relação entre as funções executivas e a compreensão de leitura, sendo a memória operacional a função com uma relação mais significativa, em especial quando relacionada à idade e ano escolar. No Estudo II, estão descritos os dados de pesquisa realizada com 196 crianças de ambos os sexos, com idade entre 6 e 10 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. Foi verificado, nesse estudo uma correlação moderada entres as funções executivas e a compreensão de leitura
Abstract: Reading is a complex process that demands a series of cognitive skills, such as identifying letters, recognizing words and assigning meaning. Understanding is the main purpose of reading, as it enhances the acquisition of other knowledge and skills. National and international studies have already shown a relationship between reading comprehension and executive functions. In this sense, the present study aims to analyze the relationship between these two variables. Two studies were carried out to understand these skills, and in Study I, an integrative review was carried out on national and international research, which relates executive functions and reading comprehension. In this, it was possible to verify a close relationship between executive functions and reading comprehension, with working memory being the function with a more significant relationship, especially when related to age and school year. In Study II, data from research carried out with 196 children of both sexes, aged between 6 and 10 years old, enrolled in public and private schools are described. In this study, a moderate correlation was found between executive functions and reading comprehension.
Keywords: Funções executivas
Compreensão de leitura
Habilidade cognitivas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40754
Issue Date: 29-Apr-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGPSI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Funções executivas e compreensão leitora - UFBA.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.