Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38260
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autopercepções de "ser surdo" no contexto universitário |
Autor(es): | Costa, Rafaella Bitencourt |
Primeiro Orientador: | Techio, Elza Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Techio, Elza Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Torres, Ana Raquel Rosas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sousa, Yuri Sá Oliveira |
Resumo: | Historicamente, os surdos são uma categoria que é minoria social em relação aos ouvintes, sendo mais vulneráveis à atribuição de estereótipos negativos, com viés capacitista, e consequente preconceito e discriminação. Essas representações influenciam a formação do autoconceito do indivíduo a partir da consciência de pertença categorial. O presente estudo tem o objetivo de analisar através do ponto de vista das próprias pessoas surdas a identidade social a partir da auto-categorização, bem como, investigar as relações existentes entre a identidade da pessoa surda, e a estrutura social, composta por indivíduos que apresentam inúmeras dificuldades para se relacionar com as diferenças, estabelecendo barreiras - físicas e sociais. Partindo da crença de que a identidade social é construída nas interações sociais realizou-se cinco entrevistas narrativas episódicas com surdos, dois homens e três mulheres cujo objetivo foi mapear a trajetória e tomada de consciência da pertença grupal, e por conseguinte a identidade social de surdo. As entrevistas foram realizadas de forma online, devido ao momento da pandemia mundial da Covid-19, que exigiu distanciamento social. A análise das entrevistas foi feita através do método de Análise Temática, em que foram observados aspectos relevantes envolvidos no processo de construção da identidade social surda: os contextos em que a pessoa está inserida, o efeito da estrutura social majoritariamente ouvinte e os efeitos do capacitismo. Dentre os principais achados, a língua brasileira de sinais – LIBRAS – foi considerada um elemento central para a construção da identidade social surda. Também foi observado que atitudes preconceituosas e capacitistas estão associadas à identidade social negativa, e influenciam na autoconfiança das pessoas surdas, gerando sentimentos de preocupação diante de suas realidades e incidindo em diferentes estratégias individuais e coletivas de enfrentamento. |
Abstract: | Historically, the deaf have been a social minority compared to the hearing population, being more vulnerable to the assignment of negative stereotypes with ableist bias, and consequently, facing prejudice and discrimination. These representations influence the formation of the individual's self-concept from the awareness of categorical belonging. The present study aims to analyze through the point of view of deaf people themselves their social identity from self-categorization, as well as to investigate the existing relationships between the identity of the deaf person and the surrounding social structure, which is made up of individuals who have many difficulties to relate to the different and therefore establish physical and social barriers. According to the belief that social interactions construct social identity, five episodic narrative interviews were conducted with deaf people (two men and three women), aiming to map the trajectory and awareness of group belonging and, therefore, the social identity of deaf people. The interviews were conducted online due to the global COVID-19 pandemic, which required social distancing. They were analyzed using the Thematic Analysis Method to observe relevant aspects involved in creating deaf social identity: the contexts in which the person is inserted, the effect of the mostly hearing social structure, and the effects of ableism. Among the main findings, the Brazilian sign language – LIBRAS – was considered a central element for creating deaf social identity. It was also observed that prejudiced and ableist attitudes are associated with a negative social identity, and influence the self-confidence of deaf people, generating concern about their realities and affecting different individual and collective coping strategies. |
Palavras-chave: | Psicologia social Surdez - Integração social - Brasil Identidade social Surdos - Educação - Brasil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38260 |
Data do documento: | 16-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Rafaella Costa.pdf | Dissertação 2023 Rafaella Costa | 666,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons