Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rafaella Bitencourt-
dc.date.accessioned2023-10-27T11:41:44Z-
dc.date.available2023-10-27T11:41:44Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38260-
dc.description.abstractHistorically, the deaf have been a social minority compared to the hearing population, being more vulnerable to the assignment of negative stereotypes with ableist bias, and consequently, facing prejudice and discrimination. These representations influence the formation of the individual's self-concept from the awareness of categorical belonging. The present study aims to analyze through the point of view of deaf people themselves their social identity from self-categorization, as well as to investigate the existing relationships between the identity of the deaf person and the surrounding social structure, which is made up of individuals who have many difficulties to relate to the different and therefore establish physical and social barriers. According to the belief that social interactions construct social identity, five episodic narrative interviews were conducted with deaf people (two men and three women), aiming to map the trajectory and awareness of group belonging and, therefore, the social identity of deaf people. The interviews were conducted online due to the global COVID-19 pandemic, which required social distancing. They were analyzed using the Thematic Analysis Method to observe relevant aspects involved in creating deaf social identity: the contexts in which the person is inserted, the effect of the mostly hearing social structure, and the effects of ableism. Among the main findings, the Brazilian sign language – LIBRAS – was considered a central element for creating deaf social identity. It was also observed that prejudiced and ableist attitudes are associated with a negative social identity, and influence the self-confidence of deaf people, generating concern about their realities and affecting different individual and collective coping strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectSurdez - Integração social - Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectSurdos - Educação - Brasilpt_BR
dc.subject.otherSocial Psychologypt_BR
dc.subject.otherDeafness - Social integration - Brazilpt_BR
dc.subject.otherSocial identitypt_BR
dc.subject.otherDeaf people - Education - Brazilpt_BR
dc.titleAutopercepções de "ser surdo" no contexto universitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.contributor.advisor1Techio, Elza Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8229-7674pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5421304500367255pt_BR
dc.contributor.referee1Techio, Elza Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8229-7674pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5421304500367255pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Ana Raquel Rosas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3161-0309pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834839774850674pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Yuri Sá Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8713-5543pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4489271911080264pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1742-4075pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562989427306047pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, os surdos são uma categoria que é minoria social em relação aos ouvintes, sendo mais vulneráveis à atribuição de estereótipos negativos, com viés capacitista, e consequente preconceito e discriminação. Essas representações influenciam a formação do autoconceito do indivíduo a partir da consciência de pertença categorial. O presente estudo tem o objetivo de analisar através do ponto de vista das próprias pessoas surdas a identidade social a partir da auto-categorização, bem como, investigar as relações existentes entre a identidade da pessoa surda, e a estrutura social, composta por indivíduos que apresentam inúmeras dificuldades para se relacionar com as diferenças, estabelecendo barreiras - físicas e sociais. Partindo da crença de que a identidade social é construída nas interações sociais realizou-se cinco entrevistas narrativas episódicas com surdos, dois homens e três mulheres cujo objetivo foi mapear a trajetória e tomada de consciência da pertença grupal, e por conseguinte a identidade social de surdo. As entrevistas foram realizadas de forma online, devido ao momento da pandemia mundial da Covid-19, que exigiu distanciamento social. A análise das entrevistas foi feita através do método de Análise Temática, em que foram observados aspectos relevantes envolvidos no processo de construção da identidade social surda: os contextos em que a pessoa está inserida, o efeito da estrutura social majoritariamente ouvinte e os efeitos do capacitismo. Dentre os principais achados, a língua brasileira de sinais – LIBRAS – foi considerada um elemento central para a construção da identidade social surda. Também foi observado que atitudes preconceituosas e capacitistas estão associadas à identidade social negativa, e influenciam na autoconfiança das pessoas surdas, gerando sentimentos de preocupação diante de suas realidades e incidindo em diferentes estratégias individuais e coletivas de enfrentamento.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rafaella Costa.pdfDissertação 2023 Rafaella Costa666,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons