Skip navigation
Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37518
metadata.dc.type: Tese
Title: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE DAS VOZES AXIOLÓGICAS NAS REDAÇÕES DO ENEM 2015
Other Titles: VIOLENCE AGAINST WOMEN: AN ANALYSIS OF AXIOLOGICAL VOICES IN THE WRITING OF ENEM 2015
metadata.dc.creator: SALES, MYRIAN CONCEIÇÃO CRUSOÉ ROCHA
metadata.dc.contributor.advisor1: HEINE, LICIA MARIA BAHIA
metadata.dc.contributor.referee1: HEINE, LICIA MARIA BAHIA
metadata.dc.contributor.referee2: COSTA, IRANEIDE SANTOS
metadata.dc.contributor.referee3: ALVAREZ, PALMIRA VIRGINIA BAHIA HEINE
metadata.dc.contributor.referee4: FRANÇA, THIAGO MADEIRA
metadata.dc.contributor.referee5: FREITAS, GEISA FRÓES DE
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa intitulada “Violência contra a mulher: uma análise das vozes axiológicas nas redações do Enem 2015” tem por objetivo analisar como o sujeito responsivo se posiciona e dialoga com outras vozes. Essa investida pauta-se nos estudos da fase bakhtiniana da Linguística Textual (LT), que se apoia em alguns dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, ampliando, desse modo, a pesquisa inerente à fase bakhtiniana, a qual concebe o texto como evento dialógico, semiótico, falado ou escrito. O corpus desse trabalho são as amostras das redações produzidas pelos candidatos de Salvador (Bahia) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No processo das análises, foram consideradas a camada histórico-ideológica, as vozes axiológicas e a posição do sujeito discursivo assumida diante da seguinte proposta temática de redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. As análises mostraram um embate de vozes sobre o tema da violência contra a mulher, posicionando-se contra o machismo presente na sociedade. Alguns posicionamentos revelaram que a ascensão feminina ainda incomoda muitas pessoas ocasionando a continuidade da violência contra a mulher na sociedade em pleno século XXI.
Abstract: This research entitled “Violence against women: an analysis of axiological voices in the newsrooms of the Enem 2015” aims to analyze how the responsive subject positions himself and dialogues with other voices. This approach is based on studies of the Bakhtinian phase of Textual Linguistics (TL), which is based on some theoretical assumptions of the Bakhtin Circle, thus expanding the research inherent to the Bakhtinian phase, which conceives the text as a dialogic event, semiotic, spoken or written. The corpus of this work are samples of essays produced by candidates from Salvador (Bahia) in the National High School Exam (Enem). In the process of analysis, the historical-ideological layer, the axiological voices and the position of the discursive subject assumed in front of the following thematic proposal of writing were considered: “The persistence of violence against women in Brazilian society”. The analyses showed a clash of voices on the issue of violence against women, positioning themselves against the machismo present in society. Some positions revealed that the rise of women still bothers many people, causing the continuity of violence against women in society in the 21st century.
Keywords: Fase Bakhtiniana
Linguística Textual
Redações do Enem
Relação exotópica
Vozes axiológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37518
Issue Date: 7-Jul-2022
Appears in Collections:Tese (PPGLINC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Myrian_Sales_UFBA_08062022.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons