Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37381
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O papel da avaliação de desempenho individual na gestão de pessoas de uma instituição federal de ensino superior pública
metadata.dc.creator: Sampaio, Juliana Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Monica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.contributor.referee2: Moscon, Daniela Campos Bahia
metadata.dc.contributor.referee3: Dantas, Lys Maria Vinhaes
metadata.dc.description.resumo: A Lei nº 11.091, bem como o Decreto nº 5.825/06, são dois dos dispositivos legais que emolduram a AD em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil com diretrizes de desenvolvimento de pessoal e profissional dos servidores da carreira dos técnicos administrativos. A UFRB como resultado do Programa de Apoio de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (REUNI) é o campo de estudo desta pesquisa. Com uma proposta de programa de avaliação de desempenho por competências que visa identificar e prover seus servidores dos conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para seu próprio desenvolvimento pessoal e institucional, a UFRB foi um campo fértil para estudar a prática de AD na administração pública que, por sua natureza, carrega especificidades do âmbito público que não podem ser desconsideradas em seus processos avaliativos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi entender o papel da avaliação de desempenho dos técnicos administrativos em Educação (TAEs) para a gestão de pessoas na UFRB e mais especificamente identificar os pressupostos basilares que conformam a AD da UFRB e identificar o sistema, o processo e possíveis usos da AD na UFRB. A coleta de dados se deu com base na pesquisa documental que contou com a análise de dispositivos legais e da própria instituição, além de entrevista com os Gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) da UFRB. As análises indicaram que a AD dos TAEs da UFRB, embora esteja em consonância com os ditos legais previstos em lei, está demasiadamente direcionada para o alcance da Progressão por mérito. Os gestores acreditam que uma readequação e revisão da AD tornaria a avaliação mais efetiva e próxima dos objetivos para os quais ela foi pensada. Os resultados desta investigação mostram que existe uma mentalidade por parte dos gestores entrevistados sobre a AD muito próxima do que se espera desse instrumento de gestão: vista com um papel comunicador às ações de gestão de Pessoas. Por outro lado, há desafios a serem superados para que, na prática e na realidade de uma organização pública brasileira, federal e de ensino superior, os processos de AD dos servidores sejam efetivos para o servidor, para a organização e para a sociedade.
Resumen : Law 11,091, as well as Decree, 5,825/06 are two of the legal devices that frame AD in Federal Institutions of Higher Education in Brazil with guidelines for the personal and professional development of employees in the career of administrative technicians. The UFRB as a result of the Federal University Restructuring and Expansion Support Program (REUNI) is the field of study of this research. With a proposal for a competency-based performance evaluation program that aims to identify and also provide its servants with fundamental knowledge, skills and attitudes for their own personal and institutional development, UFRB was a fertile field to study the practice of AD in public administration that by its nature, it carries specificities of the public sphere that cannot be disregarded in its evaluation processes. In this context, the objective of this research was to understand the role of the performance evaluation of administrative technicians in Education (TAEs) for people management at UFRB and more specifically to identify the basic assumptions that make up the AD at UFRB and to identify the system, the process and possible uses of AD at UFRB. Data collection was based on documentary research that included the analysis of legal provisions and the institution itself, as well as interviews with the Managers of the Pro-Rectory of Personnel Management (PROGEP) of UFRB. The analyzes indicated that the AD of the TAEs of the UFRB, although it is in line with the legal provisions provided for in law, is too directed towards the achievement of Progression by merit. Managers believe that readjusting and revising the AD would make the assessment more effective and closer to the objectives for which it was designed. The results of this investigation show that there is a mentality on the part of the interviewed managers about AD that is very close to what is expected from this management instrument: seen with a communicative role to the People management actions. On the other hand, there are challenges to be overcome so that, in practice and in the reality of a Brazilian public, federal and higher education organization, the servers’ AD processes are effective for the server, for the organization and for society.
Palabras clave : Avaliação de desempenho
Servidores públicos
Gestão de pessoas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37381
Fecha de publicación : 31-may-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons