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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Design e macumba: cosmologias do axé por um design à contrapelo
Otros títulos : DESIGN AND MACUMBA: AXÉ COSMOLOGIES FOR A DESIGN COUNTERPOWER
metadata.dc.creator: Martins, Caio Matheus de Sá Telles
metadata.dc.contributor.advisor1: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Beatriz Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é o resultado de uma autoetnografia desenvolvida a partir do entroncamento de duas trilhas distintas, a saber, um percurso profissional em design e um caminho religioso no candomblé. Seu escopo fundamental é o de abrir caminhos, a partir das perspectivas cosmológicas do axé, para um pensamento em design que sobrepuje o imperativo hilemórfico de sua tradição moderna. São, ao todo, três seções gerais. A primeira situa o design como uma poética de realização objetiva caracteristicamente moderna seja por fiar-se nos princípios racionalistas da ciência clássica, seja por operar sob o regime metafísico de separação entre mente e matéria. A segunda mergulha em experiências de cunho religioso vivenciadas com pedras na intenção de reconhecer aspectos relacionais entre pessoa e matéria que escapem à inércia material presumida pelo hilemorfismo e às vias de agência relativa à matéria forjada pelos estudos em cultura material. A terceira arria um ebó e o compara ao objeto moderno, fracionando alguns aspectos centrais do design – como projeto, matéria, forma e função – para reinterpretá-los a partir das cosmologias do candomblé. Por fim, este trabalho coloca em disputa o cruzo entre design e macumba para reclamar uma revisão conceitual que considere um pensamento em design que emerja das culturas de terreiro e não exclusivamente do paradigma civilizatório moderno.
Resumen : This work is the result of an autoethnography developed from the junction of two distinct routes, namely, a professional path in design and a religious path in Candomblé. Its fundamental scope is to create possibilities, starting from the cosmological perspectives of axé, for a thought in the design discipline that overcomes the hylemorphic imperative of its modern tradition. There are a total of three general sections. The first situates design as a characteristically modern poetics of objective realization, either because it relies on the rationalist principles of classical science, or because it operates under the metaphysical regime of separation between mind and matter. The second dives into religious experiences lived with stones in order to recognize relational aspects between person and matter that escape the typical material inertia of the hylemorphism and the modalities of material agency described by the studies in material culture. The third places an ebó and compares it to the modern object, breaking down some central aspects of design – such as project, matter, form and function – to reinterpret them from the cosmologies of Candomblé. Finally, this work puts in dispute the cross between design and macumba to claim a conceptual review that considers a thought in design that emerges from Candomblé cultures and not exclusively from the modern civilization paradigm.
Palabras clave : Arte e antropologia
Design
Candomblé
Macumba
Ebó
Antropologia do design
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36526
Fecha de publicación : 23-ago-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

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