Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35941
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Abordagens terapêuticas para a cardiomiopatia chagásica crônica: revisão sistemática
metadata.dc.creator: Frias, Maria Paula Tellez
metadata.dc.contributor.advisor1: Aras Junior, Roque
metadata.dc.contributor.referee1: Aras Junior, Roque
metadata.dc.contributor.referee2: Durães, André Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Ricardo José Menezes Barberino
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A doença de Chagas é muito prevalente na América Latina e é uma grande causadora de perda funcional e morte devido às suas complicações crônicas, dentre as quais destaca-se a cardiomiopatia chagásica crônica (CCC). Sendo o transplante de coração a única possibilidade consolidada de tratamento curativo, é necessário o desenvolvimento de outras abordagens terapêuticas. Objetivos: Realizar uma revisão sistemática da literatura avaliando a eficácia dos tratamentos vigentes para a cardiomiopatia chagásica crônica. Identificar abordagens promissoras e lacunas no conhecimento científico de forma a guiar estudos futuros. Metodologia: Revisão sistemática de literatura na qual foram analisados ensaios clínicos e estudos observacionais (coorte ou caso-controle) relatando os desfechos clínicos de abordagens terapêuticas para a cardiomiopatia chagásica crônica em humanos. Foram considerados apenas artigos em inglês, português ou espanhol nas bases de dados Scielo, MEDLINE/PubMed e LILACS. Resultados e conclusões: Foram incluídos 9 artigos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os nitroderivados utilizados no tratamento da fase aguda da doença de Chagas não se mostraram eficazes para a cardiomiopatia chagásica crônica estabelecida. A terapia com beta-bloqueadores e inibidores do eixo renina-angiotensina-aldosterona, importada do tratamento padrão para insuficiência cardíaca, mostrou benefício na cardiopatia chagásica crônica. O tratamento com transplante de células tronco e G-CSF (fator estimulador de colônias de granulócitos), assim como a terapia de reabilitação cardíaca, podem ter resultados favoráveis na cardiopatia chagásica crônica, porém são necessários estudo de maior porte para avaliação de eficácia.
Palabras clave : Doença de Chagas
Cardiomiopatia Chagásica
Terapêutica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Colegiados de graduação 
Citación : FRIAS, Maria Paula Tellez. Abordagens terapêuticas para a cardiomiopatia chagásica crônica: revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35941
Fecha de publicación : 28-nov-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Paula Tellez Frias - Abordagens terapêuticas para a cardiomiopatia chagásica crônica revisão sistemática.pdf454,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.