Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35152
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A concepção de avaliação da aprendizagem dos discentes de um determinado curso de graduação em pedagogia
Autor(es): Oliveria, Elionae Silva de
Primeiro Orientador: Alves, Iracy Maria de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Iracy Maria de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Samantha Nunes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Tenório, Robinson Moreira
Resumo: Este trabalho, cujo método investigativo utilizado foi o Estudo de Caso, teve como objetivo geral analisar a concepção de Avaliação da Aprendizagem dos discentes de um determinado Curso de Graduação em Pedagogia, que ainda não cursaram e dos que já cursaram o Componente Curricular que trabalha tal área do conhecimento, de uma dada Instituição de Ensino Superior do Estado da Bahia. Buscou-se não só identificar a visão desses alunos sobre a Avaliação da Aprendizagem, mas também verificar como os mesmos caracterizam esta prática a qual estão submetidos na condição de estudantes, e averiguar como esses discentes gostariam de ser avaliados no Curso no qual fazem parte. Para coletar as posições dos discentes, que foram analisadas a partir da abordagem quanti-quali, utilizou-se como instrumento um questionário. Além das posições referidas, também foram coletados e analisados documentos referentes ao Curso de Graduação pesquisado, com vistas a conhecer mais sobre o campo empírico da investigação. A partir deste trabalho foi possível constatar a importância do Componente Curricular referente à Avaliação da Aprendizagem na Matriz Curricular do Curso em questão, comprovando que este, de fato, contribui para um melhor preparo desses alunos, futuros educadores.
Abstract: This work, whose investigative was used was the Case Study, had as general study the creation of an Assessment of the Learning of the Students of a certain Undergraduate Course in Pedagogy, who have not yet attended and who have already attended the Curricular Component that works with this area of ​​knowledge, a given Higher Education Institution in the State of Bahia. It was sought not only identify the vision of these students on the Learning Assessment, but also verify how they characterize this practice which are selected in the condition of students, and find out how these students would like to be assessment in the Course in which they are part. To see how the students, who were from the quanti-quali approach, using as an instrument Hmm. In addition to the mentioned references, they were also analyzed and analyzed documents to the researched Graduation Course, with a view to knowing more about the empirical field of investigation. From this work it was possible verification of the importance of the Curriculum Component referring to the Assessment of Learning in the Curriculum Matrix of the Course in question, proving that this, in fact, contribute to a better preparation of these students, future educators.
Palavras-chave: Concepção
Avaliação da aprendizagem
Formação docente
Ensino superior
Discente
Pedagogia
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35152
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ELIONAE SILVA DE OLIVEIRA Copy.pdf323,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.