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dc.contributor.advisorSantos Júnior, Claudio de Lira dos-
dc.contributor.authorSantos, Nathalya Ribeiro-
dc.creatorSantos, Nathalya Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-11-26T17:50:07Z-
dc.date.available2018-11-26T17:50:07Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28037-
dc.description.abstractestudo se insere entre as pesquisas que buscam compreender o processo de organização do trabalho pedagógico do professor de educação infantil. Tem como objeto desenvolvimento infantil e o jogo. Para a sua realização, partimos do seguinte problema científico: de que forma os professores da Educação Infantil, do Centro de Educação Básica da UEFS vem organizado seu trabalho pedagógico com o jogo enquanto elemento para o desenvolvimento infantil? Adotamos como nosso objetivo geral a forma como os professores da Educação Infantil, do CEB organizam seu trabalho pedagógico com o jogo enquanto elemento para o desenvolvimento infantil. Tendo como objetivos específicos: a) discutir a Educação Infantil e a sua relação com o desenvolvimento da criança e b) compreender os principais aspectos do trabalho pedagógico com o jogo na Educação Infantil. Realizamos uma análise documental do PPP da escola e dos Projetos de ensino e utilizamos a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Nossos principais resultados foram: 1) O PPP da escola aponta que o papel da educação escolar é a socialização do conhecimento; 2) O PPP apresenta uma concepção teórica subsidiada na concepção interacionista; 3) O PPP coloca a ludicidade enquanto um ponto básico na interação cognitiva; 4) O PPP aponta o jogo/brincadeira enquanto um aspecto importante para o desenvolvimento infantil; 5) O PPP apresenta fundamentos no trato com o jogo em Piaget, Vygotsky e Wallon; 6) O PPP aponta o trato com o jogo nos componentes curriculares: matemática, educação física e artes; 7) O PPP a matemática aponta que o trato com o jogo deve favorecer o desenvolvimento de estruturas operatórias concretas; 8) Na Educação Física o jogo aparece enquanto conteúdo, contudo não há objetivos, pressupostos norteadores e estratégias metodológicas; 9) Na área de língua estrangeira o jogo é tratado enquanto meio no desenvolvimento de linguagem oral e escrita.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The study is part of research that seek to understand the process of organizing the pedagogical work of the teacher of early childhood education. Its object child development and play. For its realization, we set the following scientific problem: how teachers of Early Childhood Education, Primary Education of UEFS Center has organized its educational work with the game as an element for child development? We have adopted as our overall goal the way teachers of early childhood education, the CEB organize their pedagogical work with the game as an element for child development. With the following objectives: a) to discuss early childhood education and its relationship to the development of the child and b) understand the key aspects of educational work with the game in kindergarten. We conducted a documentary analysis of the school PPP and educational projects and used the content analysis technique for interpreting the data. Our main results were: 1) The school PPP points out that the role of education is the socialization of knowledge; 2) The PPP has a theoretical conception subsidized in interactional design; 3) The PPP puts playfulness as a basic point in cognitive interaction; 4) The PPP says the game / play as an important aspect of child development; 5) The PPP has foundations in dealing with the game Piaget, Vygotsky and Wallon; 6) The PPP says the deal with the game in curriculum components: mathematics, physical education and arts; 7) The PPP mathematics shows that the deal with the game should favor the development of concrete operational structures; 8) Physical Education appears as the game content, but there are no objective, guiding assumptions and methodological strategies; 9) foreign language area the game is treated as a means to develop oral and written language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectPedagogical workpt_BR
dc.titleDesenvolvimento infantil na idade pré-escolar: uma análise a partir do Centro de Educação Básica (CEB) - UEFS.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos Júnior, Claudio de Lira dos-
dc.contributor.refereesSilva, Welington Araújo-
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
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