Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Renata Meira-
dc.contributor.authorKuratani, Sayuri Miranda de Andrade-
dc.creatorKuratani, Sayuri Miranda de Andrade-
dc.date.accessioned2018-08-16T19:29:56Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.date.submitted2018-07-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26970-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma análise do ensino de Psicologia ofertado em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do interior da Bahia. Buscou-se investigar, junto com os estudantes, as características, contribuições e desafios desse ensino para a formação de professores. A metodologia teve caráter qualitativo, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas. As mesmas foram transcritas e analisadas através da Análise de Conteúdo. Participaram do estudo vinte graduandos de Pedagogia que já haviam cursado as duas disciplinas de Psicologia do curso. Eles relataram a importância desse conhecimento para a profissão, contudo argumentam sobre a necessidade de mudanças curriculares, sobre a importância da articulação teoria-prática e a vinculação desta às realidades escolar e social em que atuam. São apontadas sugestões para a melhora desse ensino no curso, trazendo contribuições relevantes para o debate da Psicologia na formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes an analysis of the psychology training offered to education majors from a public university of the interior of Bahia. It sought to investigate, along with the students, the characteristics, contributions, and challenges of this training in teacher education. The methodology was qualitative, using semi-structured interviews. These were transcribed and analyzed through content analysis. Twenty undergraduate education majors who had already taken the two psychology courses participated in the study. They reported on the importance of this knowledge to their profession, however, they argue for the need for changes to the course syllabi, the importance of theory-practice articulation, and the linking of this articulation to the educational and social realities in which they work. Suggestions are made for the improvement of this training in their coursework, bringing relevant contributions to the debate surrounding psychology in teacher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de psicologiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de Psicologia na Formação de Professores: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate2023-08-15T19:29:56Z-
dc.contributor.refereesLopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.contributor.refereesGoldstein, Thais Seltzer-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _Sayuri Kuratani.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.