Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCâmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.authorCatalan, Lucas Barreto-
dc.creatorCatalan, Lucas Barreto-
dc.date.accessioned2017-08-10T14:22:11Z-
dc.date.available2017-08-10T14:22:11Z-
dc.date.issued2017-08-10-
dc.date.submitted2017-04-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23922-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a representação das lutas sociais no movimento das fábricas recuperadas argentinas, percebendo as dificuldades, resistência e conteúdos utópicos presentes nas películas. Esta experiência de resistência da classe trabalhadora se insere no contexto de forte crise econômica do país do final dos anos 1990 e inicio dos anos 2000, marcada por perdas bruscas de postos de trabalho. As fábricas recuperadas foram a saída encontrada por alguns para se manterem trabalhando e vivendo dignamente. São estudados, através da metodologia da decupagem, dois filmes documentários: Mate y Arcilla (2003), dos grupos Ak Kraak e Alavío, representando a luta dos trabalhadores da Zanon; e Brukman Bajo Control Obrero (2003), de Carlos Pronzato, representando o cotidiano das trabalhadoras da fábrica têxtil Brukman. Nestas obras percebemos a reconstrução dos períodos turbulentos das tomadas e ocupações das fábricas, em especial o cotidiano dos trabalhadores na construção de uma nova forma de organização do trabalho, pautada na autogestão.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the representation of social struggles in the Argentine movement of recovered factories, perceiving the difficulties, resistance, and utopian contents present in the films. This experience of resistance of the working class was inserted in the context of a strong economic crisis in the country with sudden losses of jobs.The recovered factories were the solution found by some of these workers to keep working and living in dignity. Two documentary films were studied through the methodology of decoupage: Mate y Arcilla (2003), made by the groups Ak Kraak and Alavío, representing the struggle of the workers at Zanon factory; and Brukman Bajo Controle Obrero (2003), by Carlos Pronzato, representing the daily life of the workers of the Brukman textile factory. In these documentaries we see the reconstruction of the turbulent periods of the factory occupations, especially the daily life of this workers, who seek the construction of a new form of work organization, based on selfmanagement.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentário (cinema)-Argentina.pt_BR
dc.subjectCinema-Argentina.pt_BR
dc.subjectFábricas-Recuperação.pt_BR
dc.subjectCinema-Capitalismo.pt_BR
dc.subjectMovimentos sociais.pt_BR
dc.titleO fruto proibido: imagens das fábricas recuperadas argentinaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBatista, Jair-
dc.contributor.refereesLessa, Rodrigo-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsPPGCSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia da Artept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - VERSÃO FINAL Final.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.