Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.authorSantana, Thaine Souza-
dc.creatorSantana, Thaine Souza-
dc.date.accessioned2017-07-07T14:32:32Z-
dc.date.available2017-07-07T14:32:32Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2015-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23520-
dc.description.abstractInvestigar como futuros professores de Matemática operam a recontextualização de textos dos Materiais Curriculares Educativos (MCE) nas práticas pedagógicas no Estágio de Regência é o objetivo desta tese. Os Materiais Curriculares Educativos são compreendidos como aqueles que são projetados para promover o apoio e a aprendizagem de professores e estudantes. Com o intuito de compreender este objetivo, utilizamos alguns conceitos da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein. O estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, sendo os participantes da pesquisa dois futuros professores de Matemática, os quais utilizaram os MCE disponíveis no website Observatório da Educação Matemática (OEM), durante o Estágio de Regência. Os dados referentes à pesquisa foram coletados por meio da observação, entrevista semiestruturada e análise dos textos dos materiais do OEM. A partir da análise e discussão dos dados, propomos a noção de conflitos nos textos, para discutir a descontinuidade entre os princípios presentes nos materiais, no contexto da Educação Básica e no contexto do Ensino Superior. A análise dos dados também sugere que as diferenças nas modalidades de prática pedagógica comunicadas no Material Curricular Educativo e as práticas já estabelecidas no novo contexto em que o material é recontextualizado podem levar a variações quanto à natureza da transformação dos textos do material. Para identificar as diferentes modalidades de práticas pedagógicas, sugerimos as noções de textos sequenciais, textos de hierarquia e textos criteriais. Ao realizar a análise transversal dos resultados obtidos, observamos que os princípios comunicados nos materiais e nos contextos pedagógicos em que são utilizados contribuem para as diferentes recontextualizações. Além disso, por meio da teoria, podemos inferir que há diferentes princípios de comunicação que regulam a recontextualização pedagógica dos materiais operada pelos futuros professores. Em decorrência, propomos uma perspectiva bernsteiniana sobre o uso de Materiais Curriculares Educativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais Curriculares Educativospt_BR
dc.subjectRecontextualizaçãopt_BR
dc.subjectFuturos professorespt_BR
dc.titleA RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS OPERADA POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.refereesOliveira, Andreia-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosileia Oliveira de-
dc.contributor.refereesGusmão, Cristina-
dc.contributor.refereesPires, Célia-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGEFHC (UFBA-UEFS)pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE THAINE SANTANA pdf _PPGEFHC.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.