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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Jonei Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Santana, Thaine Souza | - |
dc.creator | Santana, Thaine Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-07T14:32:32Z | - |
dc.date.available | 2017-07-07T14:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23520 | - |
dc.description.abstract | Investigar como futuros professores de Matemática operam a recontextualização de textos dos Materiais Curriculares Educativos (MCE) nas práticas pedagógicas no Estágio de Regência é o objetivo desta tese. Os Materiais Curriculares Educativos são compreendidos como aqueles que são projetados para promover o apoio e a aprendizagem de professores e estudantes. Com o intuito de compreender este objetivo, utilizamos alguns conceitos da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein. O estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, sendo os participantes da pesquisa dois futuros professores de Matemática, os quais utilizaram os MCE disponíveis no website Observatório da Educação Matemática (OEM), durante o Estágio de Regência. Os dados referentes à pesquisa foram coletados por meio da observação, entrevista semiestruturada e análise dos textos dos materiais do OEM. A partir da análise e discussão dos dados, propomos a noção de conflitos nos textos, para discutir a descontinuidade entre os princípios presentes nos materiais, no contexto da Educação Básica e no contexto do Ensino Superior. A análise dos dados também sugere que as diferenças nas modalidades de prática pedagógica comunicadas no Material Curricular Educativo e as práticas já estabelecidas no novo contexto em que o material é recontextualizado podem levar a variações quanto à natureza da transformação dos textos do material. Para identificar as diferentes modalidades de práticas pedagógicas, sugerimos as noções de textos sequenciais, textos de hierarquia e textos criteriais. Ao realizar a análise transversal dos resultados obtidos, observamos que os princípios comunicados nos materiais e nos contextos pedagógicos em que são utilizados contribuem para as diferentes recontextualizações. Além disso, por meio da teoria, podemos inferir que há diferentes princípios de comunicação que regulam a recontextualização pedagógica dos materiais operada pelos futuros professores. Em decorrência, propomos uma perspectiva bernsteiniana sobre o uso de Materiais Curriculares Educativos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Materiais Curriculares Educativos | pt_BR |
dc.subject | Recontextualização | pt_BR |
dc.subject | Futuros professores | pt_BR |
dc.title | A RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS OPERADA POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barbosa, Jonei Cerqueira | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Andreia | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Rosileia Oliveira de | - |
dc.contributor.referees | Gusmão, Cristina | - |
dc.contributor.referees | Pires, Célia | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGEFHC (UFBA-UEFS) | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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