Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Ferreira de-
dc.creatorOliveira, Emerson Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-06-27T12:14:15Z-
dc.date.available2017-06-27T12:14:15Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.date.submitted2016-03-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23307-
dc.description.abstractEste trabalho, que se inscreve no campo do ensino de matemática, apresenta a possibilidade da utilização da estereoscopia, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos ligados a geometria espacial. Mais especificamente pretende-se analisar a influência dos anaglifos na visualização de figuras tridimensionais e consequentemente na assimilação de conceitos que demandam visão tridimensional. A noção de profundidade é uma sensação criada pelo cérebro humano para enxergarmos melhor o mundo a nossa volta. Os nossos olhos estão posicionados em pontos distintos e esta diferença determina a formação de imagens diferentes em cada olho. Quando observamos um objeto qualquer o nosso cérebro tem a capacidade de interpretar a disparidade das imagens criadas em cada olho e criar uma única figura plana ou tridimensional de acordo com o nível da disparidade observada. A estereoscopia é uma forma de driblar o mecanismo cerebral responsável pela criação da sensação de profundidade. Para tanto são criadas cuidadosamente duas imagens planas diferentes que precisam ser observadas cada uma exclusivamente por cada olho. Desta forma teremos em cada olho uma imagem plana diferente. Esta disparidade entre as duas figuras será entendida pelo cérebro como uma única figura tridimensional ocasionando assim a sensação de profundidade. A observação de sólidos geométricos e seus componentes através dos anaglifos facilita o entendimento de geometria espacial, pois alem dos aspectos didáticos a visão 3D é uma tecnologia que atrai os estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstereoscopiapt_BR
dc.subjectAnaglifospt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.titleAnaglifos: geometria espacial sob outra perspectivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.refereesVarandas, Paulo César Rodrigues Pinto-
dc.contributor.refereesRibeiro, Joilson Oliveira-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoEmerson.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.