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dc.contributor.advisorCosta, Dayana Bastos-
dc.contributor.authorPérez, Cristina Toca-
dc.creatorPérez, Cristina Toca-
dc.date.accessioned2016-06-20T16:02:52Z-
dc.date.available2016-06-20T16:02:52Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.date.submitted2015-07-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19524-
dc.description.abstractApesar das atividades de transportes serem atividades que não agregam valor e que ocorra um esforço por parte dos projetos de construção na busca da sua redução e eliminação, dificilmente os transportes serão erradicados na construção, devido a necessidade de constantes movimentações de materiais e pessoas durante o processo construtivo. Embora as perdas por transporte já tenham sido discutidas teoricamente, poucos são os trabalhos que propõem métodos para identificar e mensurar as perdas de transporte visando a sua redução. O objetivo do presente trabalho consiste em propor um método para identificação, mensuração e caraterização das perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos produzidas no canteiro de obras. Como objetivos específicos têm-se: (a) estabelecer uma taxonomia dos fluxos existentes na construção; (b) propor ferramentas e indicadores para mensuração das perdas por transporte; (c) propor uma classificação das principais causas e consequências causadas pelas perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos no canteiro de obras; e (d) estabelecer uma associação das perdas por transporte com outras categorias de perdas como making-do, trabalho inacabado, trabalho em progresso e retrabalho. Para tanto, foi adotada a abordagem de pesquisa denominada de Design Science Research, que foi desenvolvida a partir de dois estudos de caso em processos construtivos ainda poucos empregados no Brasil, quais sejam, o processo de revestimento com argamassa por projeção e a tecnologia de Light Steel Frame. Estes estudos foram conduzidos a partir das seguintes etapas: (1) identificação dos fluxos físicos, (2) identificação da distribuição dos tempos dos trabalhadores e (3) identificação, caraterização e quantificação das perdas por transporte, a partir de suas causas, consequências e associação com outras perdas. Múltiplas fontes de evidencia, ferramentas e técnicas foram utilizadas, incluindo diagrama de processo, mapofluxograma, amostragem de trabalho, planilhas com registro fotográfico para a organização dos eventos de perda, incluindo incidência, tempo, identificação de suas causas e consequências, e associação com outras categorias de perdas. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte das perdas por transporte foram ocasionadas por problemas no acesso dentro do canteiro. Problemas causados pela falta de equipamentos apropriados foram os que mais perda de tempo ocasionaram. A redução das condições de segurança e a criação de um novo transporte foram as principais consequências observadas. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à definição de ferramentas e indicadores para identificação e mensuração das perdas por transporte, bem como uma proposta de classificação das principais causas e consequências para caracterização destas perdaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução civil - administraçãopt_BR
dc.subjectIndústria de construção civilpt_BR
dc.subjectDesperdiciopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCanteiro de obraspt_BR
dc.titleProposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGonçalves, Jardel Pereira-
dc.contributor.refereesCosta, Dayana Bastos-
dc.contributor.refereesGonçalves, Jardel Pereira-
dc.contributor.refereesFerreira, Emerson de Andrade Marques-
dc.contributor.refereesFormoso, Carlos Torres-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programem Engenharia Ambiental Urbanapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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