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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Antonio Marcos da Silva-
dc.contributor.authorCruz, Evanilton Gonçalves Gois da-
dc.creatorCruz, Evanilton Gonçalves Gois da-
dc.date.accessioned2015-03-10T19:23:10Z-
dc.date.available2015-03-10T19:23:10Z-
dc.date.issued2015-03-10-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17126-
dc.description.abstractCom foco nos letramentos vernaculares, definidos a partir de Rojo (2009) e Souza (2011), busca-se compreender alguns aspectos das produções do grafite na cidade de Salvador, compreendendo tais textos como produções multissemióticas, que caracteristicamente mesclam diferentes técnicas de produção, que são marcados por diferentes estilos e possuem uma retórica própria, sendo criados para interferir intencionalmente na paisagem dos grandes centros urbanos contemporâneos, comunicando pertencimentos e posicionamentos no contexto da metrópole. O interesse em compreender essa manifestação da cultura escrita contemporânea é pertinente, visto que, através da exposição dos principais fundamentos teóricos e metodológicos dos Novos Estudos do Letramento (Marinho, 2010) que cooperam com exames de práticas de leitura e produção de textos tradicionalmente subalternizados, como é o caso do grafite, percebemos uma grande lacuna nos estudos dos letramentos vernaculares. Nesse sentido, este trabalho apoia-se na perspectiva antropológica de letramento, que, segundo Soares (2010), corresponde às práticas de leitura e escrita e aos valores que são conferidos a tais práticas em determinada cultura. Desse modo, o grafite é submetido à investigação dos seus processos de produção, compreensão de seus códigos particulares e sua relação com a sociedade em geral, que inevitavelmente lê– ou tenta ler – os grafites pelos muros da cidade. Utilizando-se de uma ferramenta cara à Antropologia e comumente usada pelos Novos Estudos do Letramento, tal como exposto por Street (2010), o presente estudo se realiza através da perspectiva etnográfica. Isso implica no uso de uma estratégia metodológica que permite uma observação participante e a construção de uma relação mais próxima entre o pesquisador e o colaborador da pesquisa, no caso, os grafiteiros de Salvador, parceiros do projeto e convidados às entrevistas. Com a produção deste trabalho, temos por objetivo apresentar: a) o desenvolvimento de uma relação de parceria com os grafiteiros envolvidos; b) a produção de duas ferramentas metodológicas (o blog e o tumblr intitulados como Letras nas Ruas) criadas com o intuito de documentar a pesquisa, produzir um arquivo das produções do grafite na cidade de Salvador, e dar sentido à pesquisa sob a forma de resposta ao público geral; e c) o avanço na compreensão do uso da escrita distante de instâncias oficiais de normatização e do espaço da escolarização, observando a utilização da escrita em sintonia com particularidades das comunidades nas quais ela é realizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentos Vernacularespt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.titleGrafite como Prática de Letramento: O Muro e seus Escritospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Roselene Cássia de Alencar-
dc.contributor.refereesSilva, Adriana Pucci Penteado de Faria e-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

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