Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.authorMaciel, Danilo Alain Simões-
dc.creatorMaciel, Danilo Alain Simões-
dc.date.accessioned2014-10-27T22:06:42Z-
dc.date.available2014-10-27T22:06:42Z-
dc.date.issued2014-10-27-
dc.date.submitted2014-09-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16465-
dc.description.abstractRESUMO A educação é considerada um dos meios de se promover o desenvolvimento de um país, contudo, toma-se necessário ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior para assim gerar um cidadão capaz de mudar a realidade em que vive e desenvolver o país. O presente estudo tem como objetivo analisar o programa destinado à ampliação do acesso e permanência no ensino superior no Brasil, denominado o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e verificar em que medida as restrições ou avanços desta implantação permitirão a democratização do acesso ao ensino superior e a redução das desigualdades. Para isso, foram adotados como recurso metodológico a Revisão Bibliográfica e a Pesquisa Documental.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Education is considered one of the ways to promote the development of a country, however, it becomes necessary to extend the access of students to higher education and consequently to generate a person capable of changing the reality of the place where they live in and as a result, to develop the country. The purpose of this research is to analyze one program destined to the amplify the access and permanence to higher education in Brazil, namely the Program for supporting Restructure and Expansion plans of Federal Universities (REUNI) and verify at which level restrictions or advances of this deployment will allow the democratization to higher education and the reduction of inequalities. For this, we adopted as a methodological approach a literature review and a survey on official documents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPrograma REUNIpt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titlePolíticas Públicas e Democratização Educacional: Acesso e Permanência no Ensino Superior através do Programa Reuni.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coReis, Dyane Brito-
dc.contributor.refereesGonçalves, Álamo Pimentel-
dc.contributor.refereesAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.contributor.refereesSantana, Luciana Alaíde Alves-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos – IHACpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE (EISU/IHAC).pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Dissertação - Danilo Alain Democratização Programa REUNI.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.