Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGutierrez Quintana, Haenz-
dc.contributor.authorCerqueira, Davi Santana de-
dc.creatorCerqueira, Davi Santana de-
dc.date.accessioned2014-08-28T21:28:16Z-
dc.date.available2014-08-28T21:28:16Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.date.submitted2014-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15734-
dc.description.abstractEsta pesquisa descreve e analisa os discursos do fórum que apresentou a proposta do Curso Superior de Música Popular da EMUS/UFBA. Para analisar os dados tomamos como base a perspectiva analítica de Michel Foucault, na obra Arqueologia do Saber. No Fórum, objeto do estudo, foram tratadas questões a respeito da música popular e sua inclusão no currículo de música na UFBA, bem como a proposta estrutural do curso apresentada pelo grupo de trabalho que se incumbiu da elaboração do projeto do curso. Na análise, levamos em consideração as intersecções entre a proposta de curso de música popular e as instâncias discursivas textuais e documentais geradas pela proposta da Universidade Nova, do Bacharelado Interdisciplinar (BI) e do programa REUNI, buscando, através dos jogos de relações entre os discursos, situar os sujeitos na formação discursiva. Por fim, a análise discursiva mostra uma estrutura de enunciados que tornam possíveis o surgimento de proposições, frases, objetos, temas e conceitos pertinentes à discussão sobre a proposta do curso de música popular, criando possibilidades de se formar um panorama das contribuições dos participantes do fórum sobre a inclusão da música popular no currículo da EMUS.pt_BR
dc.description.abstractThis research describes and analizes the discussion from the Forum which presented the Bachelor in Popular Music EMUS/UFBA proposal. To analize the data we took as reference Michel Foucault's analitic perspective in his work "Archaeology of Knowledge". In the Forum, subject of study, were discussed aspects of Popular Music and its inclusion in the UFBA's music curriculum, as well as the structure project presented by the work group which made self responsible for the project elaboration. In the analisis, we considered the intersections between the popular music program proposal and the discursive instances texted and documented generated by the New University proposal, the BI and the REUNI program, trying, through the games between the speechs, to place the subjects in the discursive formation. In the end, the speech analisis shows a questionnaire which makes possible to raise proposals, sentences, objects, themes and concepts which belongs to the discussion about the popular music program proposal, creating possibilities to form a panoram using the guests speechs about the inclusion of th popular music in the EMUS curriculum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdiscurso sobre músicapt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectcurrículo de músicapt_BR
dc.titleO fórum da proposta do curso de música popular da EMUS-UFBA: entre o popular e o discurso acadêmico de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.refereesMarques, Eduardo Frederico Luedy-
dc.contributor.refereesCastro, Ângelo Tavares-
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsEISUpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMusicapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_versão final 3.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.