Resumo:
Ao abordar uma temática com a extensão e complexidade que a ética envolve, procurou-se demarcar o seu foco de estudo no tratamento do tema nos cursos de graduação em Administração, reconhecidos pelo Ministério da Educação, das
Instituições de Ensino Superior de Salvador (IES) e no exame da literatura existente.
O estudo percorre a evolução do pensamento da ética até os dias de hoje. A origem da ética nos negócios e a discussão do conceito de Responsabilidade Social
demonstram a importância da inclusão do estudo do tema pelos cursos de
Administração. A partir de pesquisa realizada em 10 Instituições de Ensino Superior de Salvador-Bahia, investigou-se de que modo o assunto é tratado nos cursos de Administração. Para isso, esta pesquisa foi realizada junto a oito diretores de IES, 13
coordenadores de cursos, 112 docentes, 524 estudantes e analisados 462 planos de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram submetidos a questionários semi-estruturados e as respostas tratadas estatisticamente. Os resultados apontam para o despreparo dos docentes para tratar do tema ética e revelam a baixa freqüência do assunto nos planos de ensino investigados. Este estudo apresenta sugestões para o preenchimento de uma lacuna no campo de conhecimento da ética no ambiente acadêmico de formação do Administrador.