Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo geral ampliar o entendimento acerca das relações entre
clientes e fornecedores na construção civil, a partir da implantação, em empresas construtoras,
de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), baseados no Sistema de Qualificação de
Empresas de Serviços e Obras (SIQ-C) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade
no Habitat (PBQP- H), dentro de um contexto de transformações organizacionais. Para tanto,
realizou-se um estudo exploratório em 15 empresas baianas de construção civil, qualificadas
ou em processo de qualificação através do próprio PBQP-H ou do Programa da Qualidade das
Obras Públicas do Estado da Bahia (QUALIOP). Primeiramente, buscou-se descrever o
cenário econômico e institucional no qual estas empresas estão inseridas, através da
caracterização da Indústria da Construção Civil (ICC) em geral, e do subsetor de edificações
em particular. Inclui-se aí uma breve análise da estratégia e competitividade das construtoras
baianas. Em seguida, o conceito mais amplo de mudanças organizacionais foi estudado a
partir das dimensões da desintegração vertical, da necessidade de estabelecer-se relações
cooperativas com fornecedores e da implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Como
resultados a pesquisa indicou que a obrigatoriedade de qualificação e avaliação de
fornecedores, decorrente da implantação do SGQ, constitui um instrumento que permite às
construtoras selecionar melhor os fornecedores com os quais trabalham, o que tem
contribuído para que ocorram modificações nos relacionamentos entre eles. Em todas as
construtoras pesquisadas, verificou-se haver relações de longo prazo com fornecedores. Em
algumas delas estes fornecedores, ditos estáveis, têm preferência na contratação. No entanto,
apesar de a certificação estar promovendo mudanças nos relacionamentos entre construtoras e
fornecedores, o estabelecimento de relações estáveis e cooperativas entre eles não pode ser
diretamente atribuído ao SGQ.