Resumo:
a percepções de tradição e de inovação por parte dos indivíduos envolvidos no processo de
criação de conhecimento. Parte-se da difundida idéia de que a co mpetitividade das empresas
depende de inovações organizacionais e técnicas, o que faz com que o conhecimento e o
aprendizado sejam crescentemente valorizados. Entretanto, as formas de gerir o conhecimento
para apoiar a aprendizagem individual e coletiva nas organizações, visando promover
inovações, permanecem controversas. O trabalho tem por objetivo contribuir para essa
discussão ao investigar algumas variáveis relacionadas ao tema. Para tanto, além de uma
revisão da literatura, é feita uma pesquisa empírica na filial brasileira de uma grande
multinacional de consultoria, envolvendo análise de documentos, entrevistas em profundidade
com usuários de um sistema informatizado de gestão do conhecimento, e a análise do sistema
propriamente dito. Conclui-se que o discurso oficial de utilização de tecnologias de gestão do
conhecimento como elementos catalisadores de inovações contrasta com a percepção dos
sujeitos estudados.