| dc.description.abstract |
A dissertação “Concerto para Piano e Orquestra no. 1 de Villa-Lobos: Um estudo analítico-interpretativo” abrange aspectos do contexto histórico, composicional e de performance da obra. No primeiro capítulo, “Introdução e contexto histórico”, o concerto é situado enquanto produção pós 1930, enfatizando as características neoclássicas predominantes neste período, como também, aspectos estilísticos e influências de compositores russos e franceses. No segundo capítulo, “A politonalidade das teclas brancas e pretas”, é demonstrado através de significativas amostras que perpassam os quatro movimentos, o uso intencional por Villa-Lobos de padrões variados de combinação entre tecla preta e branca. As amostras são divididas em três tipos de uso da politonalidade, que são analisados em seus aspectos composicionais e de performance. O terceiro capítulo, “Coerência motívica”, objetiva demonstrar que a edificação melódica e harmônica do concerto está baseada no contraponto simétrico que o inicia. A teoria dos conjuntos é utilizada como ferramenta para testificar essa relação, demonstrando uma intencionalidade do compositor ao proporcionar uma coerência motívica e estrutural que se mantém nos quatro movimentos. O quarto capítulo, “Gestos interpretativos”, aborda, a partir da análise da cadência, os principais gestos presentes no concerto, seguidos de comentários sobre sua estruturação, funcionalidade e execução. O quinto capítulo, a “Conclusão”, caracteriza-se por um fechamento das idéias levantadas, enfatizando a necessidade e utilidade do processo analítico para a condução eficaz de um caminho interpretativo. |
pt_BR |