DSpace/Manakin Repository

Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: uma experiência com percussionistas de Salvador

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
dc.contributor.author Almeida, Jorge Luis Sacramento de
dc.creator Almeida, Jorge Luis Sacramento de
dc.date.accessioned 2013-03-22T14:05:36Z
dc.date.available 2013-03-22T14:05:36Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9092
dc.description 128f. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto ?Formação de Agentes Multiplicadores?, realizado em 2003 na Escola de Música da UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ritmo pt_BR
dc.subject Percussão pt_BR
dc.subject Cultura Popular pt_BR
dc.subject Educação Musical pt_BR
dc.subject Experiência Pedagógica pt_BR
dc.title Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: uma experiência com percussionistas de Salvador pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples