| dc.contributor.advisor |
Souza, Emília Helena Portella Monteiro de |
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| dc.contributor.author |
Abreu, Ricardo Nascimento |
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| dc.creator |
Abreu, Ricardo Nascimento |
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| dc.date.accessioned |
2013-02-14T20:03:38Z |
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| dc.date.available |
2013-02-14T20:03:38Z |
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| dc.date.issued |
2013-02-14 |
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| dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8432 |
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| dc.description.abstract |
A adoção do método lancasteriano no Brasil, na primeira metade do século XIX, com o
objetivo de difundir a trilogia – ler, escrever e contar –, apresenta-se como uma das primeiras políticas lingüísticas do Estado imperial brasileiro, com o fito de consolidar a língua portuguesa como língua oficial e nacional. O método, que prometia educar um grande número de brasileiros, em um curto espaço de tempo e a custos extremamente baixos, foi operacionalizado na província de Sergipe por militares e civis. Desse modo, o ensino da língua portuguesa em terras sergipanas, através da metodologia de Lancaster, constitui-se como ponto de grande interesse para a história do português brasileiro, uma vez que, ao
compreendermos as motivações que conduziram à adoção desse método e à caracterização
das idéias lingüísticas contidas nas suas aulas de gramática, poderemos contribuir para
elucidar os rumos práticos que o ensino da língua materna e a construção das gramáticas
tomaram no Brasil durante o século XIX. Concomitante ao estudo a respeito do ensino do português através do método lancasteriano, esta tese visa discutir as possibilidades de usos da
história cultural como base conceitual no desenvolvimento de uma metodologia para o estudo das idéias lingüísticas, objetivando, assim, trazer à tona aspectos ainda desconhecidos ou pouco discutidos no que tange à história social do português brasileiro. |
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| dc.language.iso |
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| dc.subject |
Linguística histórica. Sergipe. Séc.XIX. Língua portuguesa. Estudo e ensino. Gramática histórica. |
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| dc.title |
A escolarização lingüística como projeto de civilização: o ensino de língua portuguesa na província de Sergipe, na primeira metade do século XIX, através do método lancasteriano |
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| dc.type |
Tese |
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| dc.description.localpub |
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011. |
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